Pular para o conteúdo principal

Embaixadora do Reino Unido visita a Escola Raimunda e conhece o projeto Cê tá On
Divulgação/PBH

Embaixadora do Reino Unido visita a Escola Raimunda e conhece o projeto Cê tá On

criado em - atualizado em

A Embaixadora do Reino Unido no Brasil, Stephanie Al-Qaq, visitou na manhã desta segunda-feira (24) a Escola Profissionalizante Raimunda da Silva Soares, no bairro São Cristóvão. O equipamento sedia um dos 12 telecentros, distribuídos em seis regiões da cidade, onde são realizados os atendimentos e cursos do projeto Cê tá On, uma parceria entre a PBH e o Governo Britânico, por meio do UK-Brasil Tech Hub, com execução do Fundo de Aceleração para o Desenvolvimento Vela (FA.VELA).

 

Acompanhada do Cônsul do Reino Unido em Belo Horizonte, Lucas Brown, do secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Fernando Motta, do diretor-presidente da Prodabel, Jean Mattos, e demais autoridades e parceiros, a embaixadora conheceu as dependências da escola e conversou com professores e alunos.

 

"É muito bom quando temos a oportunidade de ir até as comunidades, ver de perto o impacto de ações como essa nas vidas das pessoas. Sentados em nossos escritórios, muitas vezes não pensamos sobre a importância de estarmos conectados, pois é algo comum, mas mais de 70% do Brasil ainda não tem acesso pleno à internet. Por isso, o Cê tá On é muito importante para enfrentarmos essa desigualdade. Nós somos apenas uma parte, mas queremos continuar caminhando juntos na parceria”, comenta Stephanie Al-Qaq.

 

O projeto Cê tá On teve início em novembro de 2022, com o objetivo de promover o acesso democrático de cidadãos residentes em regiões historicamente vulnerabilizadas à transformação digital e aos serviços que são direito de todas as pessoas, fortalecendo a qualificação profissional e o comportamento empreendedor.

 

Até o momento já foram realizados mais 4.100 atendimentos nos telecentros participantes do projeto e mais de 1.300 pessoas já foram contempladas com oficinas e formações, além de suporte na realização de cursos em três eixos prioritários: letramento digital, empreendedorismo e segurança alimentar.

 

“A inclusão digital é um fator de extrema importância para o desenvolvimento econômico e social da nossa cidade. É fundamental que as pessoas estejam inseridas nos meios digitais e possam usufruir deles em plenitude. Agradeço muito por essa parceria com o Reino Unido e espero que possamos ampliar as ações, levando o Cê tá On para mais belo-horizontinos”, celebra o secretário Fernando Motta.

 

Dentre as formações incentivadas pelo Cê tá On, estão diversos cursos on-line e gratuitos oferecidos pela PBH, por meio da Prodabel. Orientados pelos monitores do projeto, mais de 370 frequentadores dos telecentros já participaram de cursos em diferentes áreas, como:  Empreendedorismo Digital; Criação de Sites; Educação Ambiental; Introdução às Novas Tecnologias; Programação WEB, dentre outros.

 

“As tecnologias são cada vez mais elementares para qualquer tipo de negócio ou carreira que o cidadão escolher. Como disse a embaixadora, infelizmente nem todo mundo ainda tem acesso pleno a elas, portanto, é nosso papel, como poder público, criar alternativas para garantir tanto a estrutura de acesso quanto a educação digital e empreendedora para os mais vulneráveis”, explica Jean Mattos.

 

Para Cláudio Pereira, participante do Cê tá On, os conhecimentos e descobertas que ele conquista com o projeto são o que lhe dão força para seguir estudando. “Eu não tive oportunidade de frequentar a escola, comecei a estudar com 40 anos, mas eu sigo sonhando e aprendendo. Hoje, a minha maior alegria é ter esse espaço aberto e poder estar aqui com vocês, percebendo que a favela está sendo vista”, comenta.

 

A partir do próximo sábado, a PBH e seus parceiros iniciam uma nova etapa do projeto Cê tá On, com uma série de seis Jornadas Formativas, eventos que vão oferecer, em cada um dos seis territórios de atuação do projeto, uma programação gratuita e presencial com atividades intensivas sobre inclusão digital, empreendedorismo e empregabilidade. O primeiro evento acontece na Escola Profissionalizante Raimunda da Silva Soares e os encontros seguem sempre aos finais de semana, até junho. Confira a programação completa.