Pular para o conteúdo principal

Efetivo da Guarda Municipal terá reforço de 150 alunos do Curso de Formação
Foto: Rodrigo Clemente/PBH

Efetivo da Guarda Municipal terá reforço de 150 alunos do Curso de Formação

criado em - atualizado em

Todo o efetivo da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH), composto por 2.028 agentes, irá atuar no Carnaval 2023, divididos em turnos. A equipe terá um reforço do patrulhamento com a participação de 150 alunos do Curso de Formação de Agentes, que também poderão ser vistos nas ruas durante todo o período oficial da folia, realizando ações preventivas sob a monitoria dos agentes efetivos.

 

Caberá aos guardas municipais garantir a segurança e a manutenção da ordem pública na cidade e o respeito às leis de trânsito, atividades que já fazem parte da rotina da corporação. Durante o Carnaval a lista de atribuições será acrescida, incluindo o apoio dos agentes às equipes de fiscais responsáveis por combater a ação de vendedores clandestinos, o uso de mão-de-obra infantil e o consumo de bebidas alcóolicas por menores de 18 anos. Ficarão encarregados também de impedir ações de vandalismo em espaços públicos e de prestar informações variadas ao público, com atenção especial para os turistas.

 

As rondas a pé serão predominantes, para garantir uma maior proximidade com os foliões, sendo o uso de viaturas adotado apenas para dar agilidade ao deslocamento dos agentes e também para ampliar a área de cobertura do patrulhamento preventivo, durante toda a festa.  Neste sentido, o auxílio do Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) será fundamental para a otimização do policiamento, permitindo verificar eventuais ocorrências de tumultos e a presença de pessoas em atitude suspeita pela cidade, por meio do monitoramento das imagens visualizadas na Sala de Controle Integrado.

 

Para garantir mobilidade urbana, mesmo durante o desfile dos blocos que atraem maior número de participantes, equipes da Inspetoria do Trânsito da Guarda Municipal irão atuar no balizamento dos trios elétricos e no controle da fluidez do trânsito, bem como no patrulhamento da concentração e dispersão desses blocos. As principais áreas de empenho dos agentes serão a Praça da Estação, Savassi, Parque Municipal, Praça Raul Soares, avenida Afonso Pena, Praça da Liberdade, Santa Tereza e os locais com palcos oficiais.