Pular para o conteúdo principal

Educação recebe comitiva do Instituto Ayrton Senna e Inova BH
Divulgação/PBH

Educação recebe comitiva do Instituto Ayrton Senna e Inova BH

criado em - atualizado em

O vice-presidente do Instituto Ayrton Senna, Ewerton Fulini, a diretora de Educação do Instituto Ayrton Senna, Inês Kisil e o CEO da Inova-BH, Ruz Gonzalez visitaram nessa quinta-feira (27) escolas da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, construídas por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs). Após a visita, a comitiva foi recebida pelo secretário Bruno Barral, na sede da Secretaria Municipal de Educação (Smed). 

O encontro contou também com a presença da diretora de Relações Institucionais da Inova-BH, Daniela de Cássia; do secretário Municipal Adjunto e subsecretário de Gestão de Pessoas, Planejamento Estratégico e Inovação, Marcus Clemente; do subsecretário de Gestão de Serviços e Infraestrutura, Henrique Castilho; e da chefe de gabinete da Smed, Rosa Vani.

Ao apresentar ao Instituto Ayrton Senna os desafios da Smed para fortalecer ainda mais a educação municipal em Belo Horizonte, Barral destacou a busca pela melhoria do desempenho dos alunos e pela capacitação dos gestores escolares. “Promover ações para aperfeiçoar as práticas pedagógicas e administrativas nas escolas municipais é um desafio diário, e o Instituto Ayrton Senna tem know-how que comungam com os nossos esforços”, afirmou o secretário.

Ewerton Fulini destacou que a união de esforços é um caminho importante para acelerar a qualidade da educação no Brasil. “Nosso encontro com o secretário Bruno Barral foi muito produtivo no sentido de explorarmos os desafios educacionais do município e identificarmos formas de apoio”, disse.

Inês Kisil expressou sua satisfação com o encontro. "Esse momento com a equipe da Secretaria de Educação de Belo Horizonte é importante, pois compartilhamos do mesmo ideal, o de transformar a realidade das crianças por meio de uma educação de qualidade".

PPP Educação

O projeto, iniciado em 2009, tem ajudado a expandir o ensino infantil e o Projeto Escola Integrada (PEI) na capital mineira. No último ano, a Secretaria Municipal de Educação criou mais 8 mil vagas em educação integral. Além disso, das 324 escolas da Rede Municipal de Educação, 47 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), em operação, são resultados da PPP. Duas outras EMEIs estão sendo construídas - uma na região do antigo Aeroporto Carlos Prates e outra no bairro Estrala Dalva, na região Oeste. Outras oito escolas de educação infantil estão programadas para serem construídas e entregues até 2028.

A PPP também já proporcionou a entrega de cinco Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) que estão em funcionamento, e uma que está em construção. O sucesso do modelo de Parcerias Público-Privadas (PPPs) em Belo Horizonte já atraiu interesse de outras prefeituras, governos estaduais e até de países como Colômbia e Uruguai.

Ruz Gonzalez, CEO da Inova-BH, destacou o impacto positivo da infraestrutura e das parcerias educacionais. “Temos resultados consolidados e uma eventual parceria envolvendo a Inova-BH, o Instituto Ayrton Senna e a Smed poderá ser extremamente relevante para fortalecer a infraestrutura, o aprendizado integral dos alunos e ajudar na melhoria dos indicadores da gestão pública”, disse.