26 September 2025 -
Localizado no Bairro Castelo, o Centro de Educação Ambiental da Pampulha, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), promove neste sábado (27), das 9h às 12h, mais uma edição do CEA-Propam Aberto. Com o tema “Precisamos falar sobre as árvores”, o evento é aberto a todas as idades. A área arborizada com 10 mil metros quadrados é totalmente voltada à conscientização ambiental e à comunidade, com equipamentos educativos e atividades sob a copa de espécies como pau-brasil, cedro, ipês branco e amarelo, jequitibá-branco e jequitibá-rosa, embaúba, juá, cacau, além de um imponente baobá.
Ao longo da manhã, as crianças poderão se divertir com brincadeiras como bolão de sabão, desafio para desvendar o mapa da flora do espaço, oficina de confecção de pássaros de argila e miniárvores de rolinho de papel higiênico. É preciso que o participante leve seu rolinho. As inscrições para as oficinas serão feitas no início do evento.
As crianças devem estar acompanhadas pelos responsáveis e a orientação é para que os presentes usem calçado fechado e repelente, além de trazer garrafinha de água para hidratação e um lanche. Também estarão em funcionamento o brechó e a lojinha de artesanato.
Outros destaques da programação serão o lançamento do livro "Educando pela natureza", de Luciana Queirós, e a abertura da exposição de bordados sobre as árvores do CEA-Propam. Esses trabalhos manuais são resultado da imersão de um grupo de 28 mulheres na biodiversidade da área.
“A partir dessa experiência, cada mulher expressou lembranças, histórias e sentimentos relacionados às árvores. Trata-se de um processo de educação ambiental, de troca de saberes e de valorização cultural”, aponta Tatiane Almeida, gerente dos Centros de Educação Ambiental (Ceas) da SMMA.
Participação da comunidade
O CEA-Propam Aberto acontece a cada dois meses. “A comunidade tem marcado presença de forma muito especial. Sentimos um interesse cada vez maior em participar, não apenas como público, mas partilhando ideias, histórias e até ajudando a construir as atividades. Este vínculo reforça a função do espaço como lugar de encontro, aprendizagem coletiva e valorização da identidade cultural local”, destaca Tatiane Almeida.
O local conta com ecoteca, biblioteca especializada em temas ambientais e da história de Belo Horizonte, além de exposições fixas e temporárias sobre meio ambiente, educação ambiental e valorização da biodiversidade da Bacia da Pampulha. O local também abriga meliponários do Projeto Poliniza BH, da SMMA.
A diversidade de árvores favorece a presença de rica fauna. É comum observar aves como tucanos, jacus, sabiás, maritacas e pica-paus, além de mamíferos como mico-estrela e gambá-saruê. O local também abriga colmeias de abelhas sem ferrão, como a arapuá e a jataí-da-terra, e inúmeros insetos polinizadores que contribuem para a manutenção da biodiversidade. “O espaço funciona como um verdadeiro refúgio natural no coração urbano, valorizando a arborização e seu papel essencial na qualidade de vida”, ressalta Tatiane Almeida.
Serviço
CEA-Propam Aberto – “Precisamos falar sobre as árvores”
Data: sábado (27), de 9h às 12h
Endereço: Rua Radialista Ubaldo Ferreira, 20 - Castelo