Pular para o conteúdo principal

quatro crianças caminham no corredor de um escola

Educação em Tempo Integral

criado em - atualizado em

Na abertura do ano letivo de 2025, Belo Horizonte aumentou em 55% as vagas para crianças com idade entre 0 e 5 anos nas escolas infantis de tempo integral - elas subiram de 8 mil para 12,4 mil.

 

Entre as principais mudanças previstas para 2025, destacam-se três novas unidades educacionais, que entrarão em operação ao longo do ano, todas com capacidade de atendimento de 223 crianças em horário integral, totalizando 669 novas vagas: a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Tupã; a Emei Estrela Dalva; e a Emei Padre Eustáquio. Essas novas unidades fazem parte do compromisso de ampliar o acesso à educação infantil, garantindo melhor atendimento às famílias da capital mineira.

 

No total, são cerca de 49 mil estudantes na educação infantil, distribuídos em 146 escolas municipais de educação infantil (Emeis) e 98 escolas municipais de ensino fundamental (Emefs) que atendem educação infantil. 

 

Com atendimento em período integral, das 7h às 17h30, a educação infantil é organizada com base nos eixos das interações e do brincar, que articulam diversas experiências voltadas para o letramento cultural e artístico das crianças. Nesse contexto, o cuidar e o educar são dimensões fundamentais e inseparáveis do currículo. 

 

Na organização dos tempos nas escolas de educação infantil, o atendimento é realizado sob a perspectiva da educação integral, garantindo uma proposta contínua e integrada ao longo do dia. Na estruturação do currículo, busca-se oferecer práticas diárias diversificadas ao longo do dia, orientadas pelos interesses das crianças e implementadas por professores por meio de projetos pedagógicos, com o objetivo de expandir o repertório cultural e desenvolver e ampliar habilidades e competências. 

 

Para que a ampliação da jornada escolar seja qualificada e prazerosa, é essencial organizar tempos em espaços diversos da escola, evitando que a criança permaneça por longos períodos em sua sala de referência em atividades que limitem seu desenvolvimento integral tanto na perspectiva corporal quanto cognitiva. 

 

Durante o tempo de permanência na escola, é imprescindível que sejam consideradas tanto as atividades de vida diária — como repouso, banho de sol, alimentação e higiene — quanto as experiências de aprendizagem em diferentes áreas do conhecimento. Narrativas diversas, como a contação de histórias e a leitura literária, experiências sociais, artísticas e culturais, práticas de oralidade, leitura e escrita, além de jogos, brincadeiras dirigidas e brincadeiras livres, compõem um conjunto de vivências significativas que garantem uma experiência educativa rica, abrangente e sensível às infâncias.