21 September 2022 -
A Belotur divulgou nesta quarta-feira (21) o resultado da 13° edição do ‘Programa Belo Horizonte 4 Estações’, projeto de fomento a eventos com potencial turístico na capital mineira. No total, 54 iniciativas foram selecionadas, e o resultado final pode ser acessado no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte. O valor global investido é de R$4,4 milhões. Nesta edição, os eventos foram separados em duas modalidades: ‘Gastronomia e Alimentação’ e ‘Eventos em Geral - Ampla Concorrência’.
Na modalidade ‘Gastronomia e Alimentação’, foram contemplados sete eventos na categoria A, que receberão R$80 mil cada. Na categoria B serão patrocinados quatro eventos, com aporte de R$40 mil cada. Na modalidade ‘Eventos em Geral - Ampla Concorrência’, foram atendidos 17 projetos na categoria A, que receberão R$120 mil cada. Na categoria B, 26 projetos serão patrocinados com R$60 mil cada. Entre os eventos, estão tours presenciais, festivais de turismo, shows, eventos de gastronomia, esportivos, de moda, seminários técnico-científicos, entre outros. Todos eles alinhados com o posicionamento turístico ‘Belo Horizonte Surpreendente’.
“O ‘Programa Belo Horizonte 4 Estações’ chega a 13° edição de seu edital exercendo o papel de fomentar eventos com potencial turístico. Esse projeto já consolidado gera fluxo turístico na cidade, dando oportunidade para demonstrarmos a nossa hospitalidade, para além da nossa localização geográfica estratégica, boa oferta da rede hoteleira e mão de obra capacitada. Todo esse esforço demonstra que estamos vivenciando uma Belo Horizonte mais feliz, mais pulsante e efervescente”, comenta Gilberto Castro, presidente da Belotur.
Sendo um produto de fundamental importância para o desenvolvimento econômico e turístico da cidade, além de aposta estratégica da Belotur, a gastronomia está em destaque em diversos projetos do ‘Programa 4 Estações’. Entre eles o Congresso Cervejeiro do prestigiado Festival Internacional de Cerveja, que acontece em novembro, e valoriza os saberes e práticas da cultura cervejeira. Outro projeto que busca difundir a cultura mineira por meio da gastronomia, fomentando negócios, empreendedorismo e a criatividade é a Feirinha Aproxima, que acontece entre fevereiro e março do ano que vem. A Feira do Doce Mineiro, espaço de confeitaria para profissionais e amantes do segmento, que apresenta delícias produzidas do sul ao norte do Estado, também está entre os eventos selecionados e deve chegar à cidade em dezembro. Toda essa programação reforça o título de Belo Horizonte como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco, concedido em 2019.
Para celebrar a Copa do Mundo, em novembro chega a Belo Horizonte o ‘Parque da Copa’, espaço para os torcedores curtirem os jogos do maior evento de futebol do mundo. Além de transmissão ao vivo, o localcontará com uma Vila Gastronômica e shows musicais. Valorizando o já tradicional Carnaval de Belo Horizonte, a cantora Ivete Sangalo se apresenta na cidade, em fevereiro de 2023, na festa We Love Carnaval.
A lista conta, ainda, com eventos esportivos, como o Bope Games Academy, maior festival multiesportivo da América Latina, e o Pedala Beagá, evento indoor de ciclismo com bicicletas de academia. Projetos de artescomo a 33ª Feira Nacional de Artesanato, espaço que valoriza o artesão mineiro, e programações tradicionais como o 10° Festival Japão em Minas, que apresenta a cultura e a gastronomia oriental com atrações e produtos típicos do país, também estão entre os contemplados. Os demais eventos selecionados acontecerão dentro da vigência do edital, que vai de 22 de setembro a 21 de março de 2023, durante as estações primavera e verão, abrangendo, inclusive, os eventos do período de carnaval.
Vale ressaltar que cada evento realizado com aporte financeiro deste edital contrata ou apoia, no mínimo, mais outras seis empresas belo-horizontinas. São serviços de comunicação, alimentação, infraestrutura, locação de equipamentos, sonorização, iluminação, transmissão, entre outros, gerando emprego e renda no município.
Programa Belo Horizonte 4 Estações
O Programa Belo Horizonte 4 Estações consiste em uma ação contínua de promoção e consolidação do posicionamento turístico de Belo Horizonte. Seu principal intuito é apresentar a capital mineira como uma cidade atraente, promovendo seus atributos e eventos por meio de uma plataforma segmentada em quatro períodos temáticos. Essas temporadas unem o clima a uma série de atrativos percebidos em Belo Horizonte durante o verão, outono, inverno e primavera. Lançado em 2018, o projeto já disponibilizou 13 Editais de Concessão de Auxílio Financeiro para a realização de eventos de potencial turístico em Belo Horizonte.