Pular para o conteúdo principal

Danças urbanas movimentam o Terça da Dança no Circuito Municipal de Cultura
Foto: Divulgação

Edições do Terça da Dança movimentam o Circuito Municipal de Cultura

criado em - atualizado em

Em maio, duas edições do Terça da Dança movimentam o Circuito Municipal de Cultura com diferentes expressões artísticas ligadas à cultura de rua. No dia 16, o projeto especial do Teatro Marília e do CRDança recebe o Vogue in BH, que propõe uma imersão no universo do Vogue, dança característica do Ballroom – cultura LGBTQIA+, underground, afro-americana e latina criada em Nova Iorque, nos Estados Unidos, no final do século 20, em oposição ao racismo vivenciado em concursos de drag queens. A programação inclui duas oficinas, às 15h e às 16h; uma roda de conversa com exibição de trechos de filmes, às 19h; e, na sequência, fechando a noite, a “Jam” com os participantes das oficinas – um momento festivo de dança coletiva ao som de DJ. Já no dia 30 acontece o projeto The Flow Danças Urbanas, que enfoca ações voltadas para o Hip Hop, equilibrando o protagonismo entre artistas iniciantes e profissionais da área. A partir das 17h, será realizada a "Cypher", uma roda de dança informal e aberta ao público, e a “Batalha All Styles”, competição técnica para artistas previamente definidos, que inclui variados estilos de dança e da qual sairá, mediante decisão de júri qualificado, apenas um campeão ou campeã.

 

O acesso aos eventos é gratuito e os ingressos devem ser retirados na Sympla. Mais informações podem ser encontradas nas redes e no site do Circuito Municipal de Cultura, que é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Instituto Odeon.

 

A edição do Vogue in BH no Terça da Dança, no dia 16 de maio, começa com aulas práticas que visam popularizar a modalidade. As oficinas são direcionadas tanto a pessoas iniciantes, interessadas em aprender sobre o Vogue, como àquelas que já estão inseridas na cultura e querem aprimorar as técnicas. As aulas abrangem dois diferentes estilos do Vogue: primeiro, o "Old Way", às 15h, com Dante Barracuda; depois, o "Vogue Fem", às 16h, com Amerikana Dubeco. “Nas duas oficinas serão trabalhadas as bases do Vogue. A aula de 'Old Way' mostra o primeiro estilo de Vogue, passando para os alunos como a dança foi moldada através das artes marciais, de hieróglifos e até mesmo de movimentações militares. Já a aula de 'Vogue Fem' apresenta o estilo mais comercializado do Vogue, que traz movimentos mais femininos, fluidos, com giros, poses no chão e movimentos de mão”, conta Paula Zaidan, uma das idealizadoras do projeto. Para participar das oficinas é necessário ter mais de 14 anos e fazer inscrição pelo formulário.

 

A artista revela que, após as oficinas, haverá uma roda de conversa que precede a “Jam”, atividade que encerra a programação. “Às 19h, vamos bater um papo sobre os caminhos que a cultura Ballroom tomou quando veio para o Brasil, em especial para BH, destacando pessoas marcantes para a cena local, com exibição de trechos de documentários e apresentações visuais. Depois, faremos a ‘Jam’, um momento festivo para que as pessoas presentes possam dançar de forma menos técnica, enquanto uma DJ comanda o som”, explica. “É importante dizer que BH é conhecida como a capital do Vogue no Brasil. Quando fazemos um resgate histórico, vemos que a cidade está na rota de acontecimentos que iniciaram movimentações importantes para levar essa cultura para outros locais”.

 

Voltado para o Hip Hop, o The Flow Danças Urbanas ocupa o Terça da Dança no dia 30 de maio com uma programação que começa às 17h, com a já tradicional "Cypher" – espécie de roda de danças urbanas, em que é comum ver B-boys e B-girls exibindo passos de Breaking. “É um momento de festa, quando mesmo os não dançarinos estão convidados a se juntarem a nós, a se divertirem com a gente”, destaca o dançarino Warley Martins, idealizador do projeto. Atuante na cultura Hip Hop desde 2010, o mineiro é professor no Projeto Escola Integrada e na Fábrica de Artes, além de integrar a Cia. Laia de Danças e produzir o The Flow.

 

É justamente uma dessas competições que acontece após a “Cypher” – a “Batalha All Styles”, que reúne dançarinos previamente definidos (as inscrições estão encerradas), representando estilos dos mais variados. Na lista, danças urbanas icônicas como Breaking, Hip-hop, House dance, Locking, Popping, Waacking, Dancehall, Kump e o já citado Vogue. "É uma batalha que acontece no esquema 'mata-mata', um versus um, com notas dadas por um júri comandado pelo Corinto Hopper, dançarino que venceu a batalha nesta modalidade em 2022. Assim, ao final da noite temos um só campeão ou campeã", finaliza o daçarino.

 

Terça da Dança

 

Projeto especial do Teatro Marília e do CRDançaBH, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e  Fundação Municipal de Cultura desde 2019, o Terça da Dança tem como proposta oferecer uma programação contínua com artistas independentes e grupos profissionais da dança, contemplando apresentações de espetáculos, intervenções e instalações artísticas, além de ações formativas e reflexivas. A programação faz parte do Circuito Municipal de Cultura e acontece sempre às terças-feiras, às 19h, no Teatro Marília.

 

 

Sobre o Circuito Municipal de Cultura

 

Projeto estratégico da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, o Circuito Municipal de Cultura tem como objetivo promover a descentralização e a democratização do acesso a uma ampla programação artístico-cultural, atendendo a todas as regionais, valorizando e fomentando a produção cultural local dos diversos territórios da cidade. É oferecida programação contínua, em diversos formatos, a partir de ações descentralizadas nas nove regionais da cidade. São realizados shows, espetáculos cênicos, intervenções urbanas, exibição de filmes e mostras temáticas, além de atividades de reflexão e formação.

 

Lançado em dezembro de 2019, o Circuito Municipal de Cultura mantém o compromisso de oferecer programação cultural plural, com atrações gratuitas para todas as faixas etárias, destacando a produção local em todos os territórios e manifestações. Ao longo destes anos, o Circuito já realizou 628 apresentações nos espaços públicos das nove regionais da cidade, alcançando um público de mais de 700 mil pessoas, e contou com a participação de mais de 3.700 trabalhadores, entre artistas, mestres da cultura popular, produtores e técnicos, reforçando seu importante papel de fomento, principalmente no período da pandemia de covid-19.

 

No ano de 2022, o Circuito realizou 145 ações, com público estimado em 25 mil pessoas. Foram mais de 400 artistas envolvidos nesse período e aproximadamente 500 agentes da cadeia produtiva contratados, com maior destaque para artistas e fornecedores de Belo Horizonte e Região Metropolitana.

 

Circuito Municipal de Cultura

Terça da Dança | Vogue in BH

 

Data: 16 de maio, terça-feira - Oficina "Old Way" (Dante Barracuda), às 15h; Oficina "Vogue Fem" (Amerikana Dubeco), às 16h; Mostra  "Jam",  às 19h.

Local: Teatro Marília (Avenida Alfredo Balena, 586 - Santa Efigênia)

Para participar das oficinas é necessário ter mais de 14 anos e fazer inscrição pelo formulário. Para o acesso à "Jam" é preciso retirar gratuitamente ingresso pela Sympla.

 

Terça da Dança | The Flow Danças Urbanas


Data: 30 de maio, terça-feira, a partir das 17h - "Cypher" (roda de dança aberta ao público) e, "Batalha All Styles" (competição com dançarinos previamente definidos. Inscrições encerradas)

Local: Teatro Marília (Avenida Alfredo Balena, 586 - Santa Efigênia)

Para acesso ao evento é preciso retirar gratuitamente ingresso pela Sympla