Pular para o conteúdo principal

Setados em cadeiras estão o presidente da BHTrans, Célio Bouzada, o secretário de Desenvolvimento, Cláudio Beato, e o secretário de Meio Ambiente, Mario Werneck. Ao fundo, há um banner com uma foto da cidade e o texto "Prefeitura de Belo Horizonte -Governando para quem precisa"
Foto: Rodrigo Clemente/PBH

Economia verde e sustentabilidade marcam ações para o desenvolvimento de BH

13/12/2018 | 10:09 | atualizado em 08/04/2019 | 16:35

A importância da economia verde e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) foram os temas centrais do seminário Belo Horizonte Sustentável, promovido nesta terça-feira, 11/12, pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. O seminário foi aberto pelos secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Beato, de Meio Ambiente, Mário Werneck, e pelo presidente da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), Célio Bouzada.
 

O evento contou com a presença de mais de 100 especialistas e representantes de organizações para discutir os marcos globais de sustentabilidade, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Nova Agenda Urbana, e iniciativas transformadoras na cidade, como a gestão de resíduos e energias renováveis. Durante o seminário, foi lançado o relatório de acompanhamento dos ODS em Belo Horizonte e comemorados os dez anos do Observatório do Milênio.
 

Ao abrir o evento, o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Beato, lembrou que o mercado de produtos, serviços e tecnologias sustentáveis deve triplicar até 2020, atingindo US$ 2,2 trilhões. Seis setores se mostram mais promissores na economia verde, assinalou, a agricultura, energias renováveis, pesca e aquicultura, turismo e o setor florestal.
 

De acordo com o secretário, as ações de planejamento da Prefeitura de Belo Horizonte estão alinhadas os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS e gestão e, além disso, a administração conta também com o Observatório do Milênio, que completa 10 anos. O organismo é responsável por monitorar os programas e projetos municipais, garantindo que estejam em consonância com a Agenda 2030 da ONU.

 

Economia Verde

A palestra Economia Verde e os marcos globais de sustentabilidade foi ministrada pelo secretário-executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo. Dentro do Painel Iniciativas Transformadoras em Belo Horizonte,  a subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional, Darklane Dias,  apresentou o projeto Corredor Agroecológico e transporte urbano sustentável foi abordado pelo presidente da BHTrans, Célio Bouzada.
 

A chefe do Departamento de Políticas Sociais e Mobilização Social da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), Ana Paula Assunção, tratou do tema Coleta Seletiva. O encerramento dos trabalhos foi feito pelo subsecretário de Assuntos e Investimentos Estratégicos, Marcos Mandacaru.

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Na segunda parte do Seminário Belo Horizonte Sustentável, o secretário Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, André Reis, fez o lançamento do Relatório “ODS BH 2018”. O lançamento reuniu o presidente da Fundação João Pinheiro, Roberto do Nascimento Rodrigues, o oficial sênior da ONU-Habitat, Alain Grimard, o gerente de Indicadores da Subsecretaria de Planejamento e Orçamento, Rodrigo Nunes Ferreira.
 

Foi realizada também a cerimônia comemorativa dos dez anos do Observatório do Milênio de Belo Horizonte. A palestra “Cidades sustentáveis: O ODS 11 e a Nova Agenda Urbana” teve a participação da secretária de Políticas Urbanas, Maria Caldas e do oficial sênior do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU Habitat), Alain Grimard.
 

O painel “Localizando os ODS em Belo Horizonte: Desenvolver sem deixar ninguém para trás” reuniu  o representante do Sustainable Development Solutions Network (SDSN), Leandro Guerra Martins; o vice-presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-MG), Paulo Henrique Souza; e a diretora-presidente da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH), Flávia Mourão; o coordenador do Centro Newton Paiva, Leonardo Fernandes; e a representante do ICLEI, Armelle Cibaka. As atividades do dia foram encerradas pela diretora central de Planejamento da Prefeitura, Denise Barcelos, e pelo diretor de Relações Internacionais, Hugo Salomão.

Ouça este conteúdo

Últimas Notícias

Mapa de intervenção na rua Simão Tamm, no bairro Cachoeirinha, entre os dias 26 e 29/4. Intervenção no Cachoeirinha apresenta modelo de rua mais segura para pedestres

Intervenção temporária realizada pela Prefeitura na rua Simão Tamm, no Cachoeirinha, apresenta modelo de rua mais segura para os pedestres.

24/04/2019 | 20:37
Mapa de operação especial de trânsito no entorno do Mineirão para o show do Los Hermanos no dia 26/4. Entorno do Mineirão tem operação de trânsito para show do Los Hermanos

Na sexta-feira, dia 26/4, BHTrans realiza operação especial de trânsito e transportes em função do show do Los Hermanos, no Mineirão.

23/04/2019 | 18:55