Pular para o conteúdo principal

Maquete colorida de posto de gasolina, com desenho de carro ao lado, durante o dia.
Foto: Divulgação PBH

E. M. Dom Orione cria minicidade para promover a cidadania a educação ambiental

criado em - atualizado em

A Escola Municipal Dom Orione, na regional Pampulha, inaugura, no próximo sábado, dia 28, a partir das 8h30, a minicidade “Belo Horione”, como parte integrante do projeto Escola Aberta: Horta e Cidadania. Para trabalhar as questões de ética e cidadania, foi construída uma minicidade chamada “Belo Horione”, em que os estudantes terão aulas multidisciplinares com conceitos de educação ambiental. Para isso, foi feita uma horta escolar para servir como fator de integração e da troca de conhecimentos entre os estudantes.

 

A proposta, segundo a coordenadora do Programa Escola Aberta na Escola Municipal Dom Orione, Stela Maris Coelho Azevedo, é conscientizar os estudantes sobre a importância dos alimentos orgânicos e estimular a adoção de bons hábitos alimentares. “Além de despertar nos alunos bons hábitos, como uma alimentação saudável, vamos ensinar o processo de captação de água da chuva e seu uso consciente, o cultivo de plantas medicinais e seu uso correto”, relatou.

 

A minicidade tem supermercado, feirinha, hospital, área rural, biblioteca, brinquedoteca, rodoviária, teatro, escola, farmácia, e outros locais representativos. As ruas são pintadas sinalizadas com faixas de pedestres, semáforos e placas oficiais de trânsito. Os alimentos produzidos na horta da minicidade podem exercer um papel complementar na merenda da própria escola.  A Escola Municipal Dom Orione fica na rua Expedicionário Benvindo Belém de Lima, 500, bairro Ouro Preto.