Pular para o conteúdo principal

Duo a Zero convida o compositor e violonista carioca Guinga no Música de Domingo
Foto: Sônia Mibielli

Duo a Zero convida o compositor e violonista carioca Guinga no Música de Domingo

criado em - atualizado em

Dois jovens talentosos violonistas cariocas, apadrinhados por um conterrâneo considerado referência do instrumento no Brasil. Assim pode ser resumida a relação entre o Duo a Zero, formado pelos instrumentistas Alexandre Gismonti e Jean Charnaux, e o icônico músico Guinga. Craques do violão do Rio de Janeiro, de diferentes gerações, os artistas dividem o palco mais uma vez em suas carreiras, nesta ocasião, em Belo Horizonte, pelo “Música de Domingo”. Com o show “Duo a Zero convida Guinga”, a próxima edição do projeto especial do Teatro Francisco Nunes, em parceria com o Circuito Municipal de Cultura, acontece no domingo (18), às 11h, com ingressos gratuitos que podem ser retirados on-line ou uma hora antes na portaria do teatro, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti.

 

Mais informações nas redes e no site do Circuito Municipal de Cultura, projeto realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Fundação Municipal de Cultura e da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Odeon.

 

Formado em 2015, o Duo a Zero é, sobretudo, um grupo de música criativa, seja por meio do desenvolvimento de peças autorais ou de arranjos para obras de grandes mestres da música brasileira. No repertório de medalhões sobre os quais a dupla se debruça figuram clássicos de Pixinguinha, Garoto, Egberto Gismonti (renomado multi-instrumentista carioca e pai de Alexandre) e, claro, Carlos Althier de Sousa Lemos Escobar, mais conhecido como Guinga. Um dos mais importantes violonistas e compositores da música brasileira, Guinga acompanha o trabalho musical do Duo a Zero desde a sua formação, da qual foi grande incentivador.

 

No show "Duo a Zero convida Guinga", o emblemático músico carioca se une a Alexandre Gismonti e Jean Charnaux para executar tanto composições suas com arranjos assinados pela dupla como novas versões de obras de outros compositores e peças autorais do Duo – que fez sua estreia nos palcos no “Festival Internacional de Guitarra Entre Cuerdas", no Chile. Do repertório de músicas próprias do Duo a Zero entram faixas do disco de estreia “Na Pressão”, lançado em 2018, cuja faixa-título, de Alexandre Gismonti, rendeu o primeiro prêmio da dupla, conquistado no “Festival de Música das Rádios MEC e Nacional”, na categoria “Instrumental”.

 

Música de Domingo

 

Nascido na década de 1950, o Música de Domingo apresentou uma programação ininterrupta até 2009. O projeto especial do Teatro Francisco Nunes foi retomado em 2019 e, com a pandemia da Covid-19, teve suas atividades interrompidas. Intrinsecamente conectado à história de Belo Horizonte, o Música de Domingo voltou à programação da cidade em setembro de 2021, com uma programação musical quinzenal, que acontece nas tardes de domingo e abarca as mais variadas facetas da música instrumental e cantada. Entre agosto de 2022 e março de 2023, foram realizadas quatro edições, com público total de 1.154 pessoas, que receberam as atrações Percussão Circular convida Sérgio Pererê, Dudu do Cavaco convida Tavinho Leoni, Filhas de Clara e Glória Bomfim e Aline Calixto.

 

Sobre o Circuito Municipal de Cultura

 

Projeto estratégico da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, o Circuito Municipal de Cultura tem como objetivo promover a descentralização e a democratização do acesso a uma ampla programação artístico-cultural, atendendo a todas as regionais, valorizando e fomentando a produção cultural local dos diversos territórios da cidade. O Circuito Municipal de Cultura oferece programação contínua, em diversos formatos, a partir de ações descentralizadas nas nove regionais da PBH. São realizados shows, espetáculos cênicos, intervenções urbanas, exibição de filmes e mostras temáticas, além de atividades de reflexão e formação.

 

Lançado em dezembro de 2019, o Circuito Municipal de Cultura mantém o compromisso de oferecer programação cultural plural, com atrações gratuitas para todas as faixas etárias, destacando a produção local em todos os seus territórios e manifestações. Ao longo destes anos, o Circuito já realizou 628 apresentações nos espaços públicos das nove regionais da cidade, alcançando um público de mais de 700 mil pessoas, e contou com a participação de mais de 3.700 trabalhadores, entre artistas, Mestres da cultura popular, produtores e técnicos, reforçando seu importante papel de fomento, principalmente no período da pandemia de Covid-19.

 

No ano de 2022, o Circuito realizou 145 ações, com público estimado em 25 mil pessoas. Foram mais de 400 artistas envolvidos nesse período e aproximadamente 500 agentes da cadeia produtiva contratados, com maior destaque para artistas e fornecedores de Belo Horizonte e Região Metropolitana.

 

Serviço | Circuito Municipal de Cultura
Música de Domingo – Duo a Zero convida Guinga
Quando.
Dia 18 de junho, domingo, às 11h
Onde. Teatro Francisco Nunes / Parque Municipal Américo Renné Giannetti
(Avenida Afonso Pena, 1.377 - Centro)
Quanto. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados on-line, ou na portaria do Teatro, uma hora antes do show