Pular para o conteúdo principal

Duo de dança apresenta o espetáculo “Câmara Escura” no Teatro Marília
Foto: Gilberto Goulart

Duo de dança apresenta o espetáculo “Câmara Escura” no Teatro Marília

criado em - atualizado em

A câmara escura é um dispositivo ótico cuja invenção precedeu a criação da fotografia. Ela é usada para reproduzir imagens de fora da câmara, recriando o universo exterior. Sua invenção esteve na origem da busca pela reprodução do mundo visível permitida pelos aparelhos fotográficos. Foi pensando nesse dispositivo e na sua relação com a luz que o espetáculo de dança “Câmara Escura”, que integra a programação do Teatro Marília em maio, foi idealizado. 

As apresentações realizadas pelo duo Dalton Correia e Joana Prado acontecem nos dias 17 (sábado), às 20h, e 18 de maio (domingo), às 19h. Os ingressos gratuitos podem ser retirados no site da Sympla ou na bilheteria do teatro, a partir de duas horas antes do espetáculo. A programação completa dos teatros públicos municipais pode ser acessada no Portal Belo Horizonte. 

O espetáculo “Câmara Escura” é um duo de dança inspirado no homem como produtor de imagens, nascendo da pesquisa sobre a câmara escura. Trata-se de uma obra concebida e interpretada pelos bailarinos Dalton Correia e Joana Prado, jovens artistas do cenário da dança mineira. Dalton Correia é formado pelo Centro de Formação Artística e Tecnológica do Palácio das Artes (Cefart), integrou o elenco do Dança Jovem, do Ballet Jovem, da Cia. Mário Nascimento e do grupo de dança Primeiro Ato, em Belo Horizonte (MG). Joana Prado, por sua vez, integrou o Corpo de Baile Centro Artístico de Dança (2021-2022) e é integrante, desde 2014, do grupo de dança Mergulho EnCena, em Belo Horizonte (MG). Além disso, participa do Mergulho 747 – Entidade de Pesquisa e Debate sobre Dança. 

Durante a apresentação, as figurações são geradas no escuro do palco sob influência da luz, projetando cenas e revelando os corpos. A partir dos feixes luminosos, o espectador será desafiado a ler os detalhes, buscando maneiras de identificar o que vê. As figuras refletidas pelo espelho instigam o público e provocam a reflexão: é possível descrever a realidade através da imagem revelada? Com o movimento dos bailarinos, o espectador se encontra entre a realidade ou a ilusão, permeando a dimensão do real e a alucinação do imaginário. 

SERVIÇO 

Serviço | Espetáculo de Dança “Câmara Escura”
Datas: 17 de maio de 2025, às 20h, e 18 de maio de 2025, às 19h
Local: Teatro Marília - Avenida Professor Alfredo Balena, 586, Santa Efigênia
Ingressos: Sympla
Valor: Gratuito, com retirada no site da Sympla ou na bilheteria do teatro a partir de duas horas antes da apresentação
Classificação indicativa: Livre