Pular para o conteúdo principal

Vista aérea de Belo Horizonte
Foto: Divulgação PBH

Donos de imóveis afetados por chuvas têm facilidade ao pedir remissão de IPTU

07/02/2020 | 17:44 | atualizado em 10/02/2020 | 17:10

 

Moradores de Belo Horizonte que tiveram seus imóveis afetados pelas chuvas ocorridas nas últimas semanas podem solicitar o perdão do pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (exercício 2020).

 

Para fazer o pedido é bem simples: ao solicitar a visita da Defesa Civil para a avaliação dos danos sofridos, pelo telefone 199, o proprietário do imóvel já recebe o protocolo do pedido.

 

Basta informar o número do protocolo para abrir o processo de perdão de débito no atendimento da Secretaria Municipal de Fazenda no BH Resolve.

 

“Uma vez requerido o laudo junto à Defesa Civil, o contribuinte precisa apenas do número do protocolo para abrir a solicitação de remissão do IPTU. E este pedido pode ser feito em até 180 dias contados a partir da ocorrência dos eventos que causaram os danos. A Secretaria de Fazenda consultará os laudos da Defesa Civil por meio de sistemas próprios de registro destas informações e terá 90 dias para analisar o pedido, concluir e enviar a resposta sobre a solicitação de remissão do imposto”, explica Eugênio Veloso, subsecretário municipal de Receita.

 

A remissão do IPTU no caso de danos provocados pelas elevadas precipitações pluviométricas é o perdão de parte ou da totalidade do tributo devido pelo contribuinte, com base no laudo da Defesa Civil e valores comprovados dos prejuízos sofridos no imóvel.

 

Neste link há mais informações sobre o pedido de remissão do IPTU. Basta buscar pelo serviço de “remissão” e, em seguida, clicar no link “Remissão - IPTU - Prejuízo por desastre natural”.

 


Pedido de perdão do IPTU

 

Passo a passo

 

- O contribuinte que tenha sofrido danos materiais decorrentes das chuvas deverá solicitar a visita da Defesa Civil de Belo Horizonte, pelo telefone 199, para fazer a avaliação do imóvel afetado e dos danos sofridos e emitir o laudo técnico, pelo que receberá um número de protocolo da solicitação.

 

- O proprietário do imóvel ou locatário deve preencher e imprimir duas vias do formulário de requerimento da remissão do IPTU. O formulário está disponível no portal da Prefeitura.

 

- Além das duas vias do formulário e do número de protocolo de requisição do laudo técnico da Defesa Civil, o proprietário do imóvel deve levar a documentação (lista abaixo) nos guichês da Secretaria Municipal de Fazenda no BH Resolve: avenida Santos Dumont, 363, Centro. O BH Resolve funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.

 

- No caso de imóvel locado, o locatário será considerado pessoa legítima a requerer a concessão do benefício, desde que comprove que assumiu o ônus financeiro de pagamento do IPTU do referido imóvel.
 
 


Documentação que deve ser apresentada no BH Resolve

Pessoa física: apenas para conferência de assinatura, documento de identidade ou fotocópia autenticada.

 

Pessoa jurídica: apenas para conferência, o contrato social com todas as possíveis alterações, demonstrando a cláusula que fala sobre a administração da pessoa jurídica e a assinatura do representante legal.
 


 
Acompanhamento 

O contribuinte pode acompanhar o pedido de remissão do IPTU pela internet, através deste link, de forma presencial, no BH Resolve, ou por telefone, pelo número 156. Para a consulta será solicitado o número de protocolo emitido na entrega da documentação no BH Resolve.


Últimas Notícias

Crianças durante aula de ginástica rítmica Polo esportivo da Prefeitura, na Leste, abre 70 vagas para diversas modalidades

O Polo tem capacidade para atender 360 alunos e disponibiliza duas aulas semanais realizadas nos turnos da manhã e tarde de segunda a sexta.

14/02/2020 | 15:56
Imagem do Jardim Japonês no Zoológico de Belo Horizonte Belo Horizonte tem programação também para quem não curte o Carnaval

Para os moradores e turistas que querem tranquilidade total durante o feriado, a capital oferece diversas opções de lazer. 

14/02/2020 | 15:49