Pular para o conteúdo principal

Fachada do Centro Cultural Lagoa do Nado durante o dia.
Foto: Ricardo Laf/PBH

Domingo com atividades culturais para combater o preconceito

criado em - atualizado em
A Fundação Municipal de Cultura apresenta no próximo domingo, dia 25 de março, das 8h às 16h, no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado (CRCP), o Domingão Cultural. O evento celebra o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, que é comemorado no dia 21 de março. A entrada é gratuita.


O projeto Domingão Cultural tem como objetivo oferecer à comunidade opções de lazer e de arte a partir do universo da cultura popular, como jogos, brincadeiras, teatro, circo e outros. Na programação está o “Sarau Desjejum”, coordenado pelo Grupo "Violão e Nós", que divulga músicas autorais, MPB, leitura de poesia e intervenções teatrais. Outra atração é a “3ª Feira Literária”, que propõe uma interação entre os frequentadores do espaço, estimulando a leitura e a troca de livros. 


Uma opção para as crianças é a oficina “Brinquedos e Brincadeiras na Arena da Cultura”, que oferece a oportunidade de confeccionar peças que tragam mais contato com o universo dos jogos populares. A última atividade fica por conta do Bloco Afro Magia Negra, que fará um ensaio aberto para o público, mostrando a diversidade da música afrodescendente. O Bloco Magia Negra nasceu do desejo de reunir um coletivo de pessoas comprometidas com o combate ao preconceito étnico-racial relacionado ao povo de pele preta. 


O principal objetivo do bloco é o de reverenciar os valores da cultura afro, dando ênfase à contribuição do povo negro na formação e construção do Brasil, celebrando, por meio da dança, cantos, tambores, instrumentos de sopro, diversos patrimônios materiais e imateriais gerados pela diáspora africana no Brasil e no mundo.