Pular para o conteúdo principal

Cartaz cinza com um triângulo vermelho no meio simbolizando a bandeira de Minas, e escrito a frase: Ruídos das Minas, A origem do Heavy Metal em Belo Horizonte
Foto: Divulgação

Documentários contam a história do Heavy Metal Mineiro

criado em - atualizado em

A Fundação Municipal de Cultura promove nesta semana, no MIS Cine Santa Tereza, a mostra “Metal em Minas”, com diversos documentários sobre esse gênero que já conta com quase quatro décadas de existência. A mostra é realizada em parceria com o festival “Monster of Metal”. As sessões acontecem nos dias 7, 8 e 9 de junho, sempre às 19h30, com entrada gratuita. A programação completa está disponível no site do BH faz cultura.

 

Com curadoria de Casito Luz e Patrícia Rodarte, a mostra Metal em Minas reúne filmes dos anos iniciais da gravadora Cogumelo, que lançou grupos como Sepultura e Witchhammer, até a cena atual, esse estilo se tornou um dos mais duradouros do rock e tem em Belo Horizonte representantes que ainda hoje influenciam músicos mundo afora. A programação contempla exibições, debates e o lançamento do documentário inédito “Uganga, Manifesto Cerrado”. 

 

Mostra Metal em Minas

 

Dias 7, 8 e 9 | quarta a sexta-feira | às 19h30

MIS Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza – Praça Duque de Caxias)

ENTRADA GRATUITA

Informações para o público: (31) 3277-4699

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

 

  • DIA 7 | QUARTA-FEIRA | 19H30

Ruído das Minas (Brasil I Filipe Sartoreto, Gracielle Fonseca e Rafael Sette Câmara I 2009)

Guitarras pesadas, cabelos compridos, cruzes e demônios. O Heavy Metal mineiro se tornou um dos mais representativos do Brasil. Belo Horizonte deu origem a bandas como Overdose, Sarcófago e, uma das maiores do mundo, Sepultura. Ruído das Minas apresenta essa história contada por quem viveu intensamente os primórdios do Heavy Metal na capital mineira. Ruído das Minas tra depoimentos de bandas como Holocausto, Chakal, Mutilator, Sextrash, Kamikaze, Eitchhammer e diversas imagens raras e inéditas.

Classificação indicativa: 10 anos.

 

 Logo após a exibição debate com o tema: Memória, Permanência e Inovação: A Cena Metal 35 anos Depois

- Paulo Henrique Caetano (Professor da UFSJ, departamento de Letras, Artes e Cultura)

- Edmar Alves (Historiador, Graduado em História pela UFMG. Pós graduado pela UFMG & UNB. Professor da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais. Diretor da Escola Estadual Estudante Lívia Mara de Castro)

- Idelber Avelar (Professor de Literaturas Latino Americanas, Teoria Crítica e Estudos Culturais em Tulane University)

-  João Faria (Selo e loja Cogumelo)

- Mediadora: Patrícia Rodarte

 

  •  DIA 8 | QUINTA-FEIRA | 19H30

Uganga – Manifesto Cerrado (Brasil I Eddie Shumway e Manu “Joker” Henriques I documentário I 2017)

Os mais de 20 anos do Uganga, banda de thrashcore originária do triângulo mineiro , são retratados nesse documentário do diretor Eddie Shumway. Apesar As tours no Brasil e no exterior, os bastidores de estúdio, os problemas, o inesperado... O que uma banda independente de rock pesado do interior do Brasil tem que passar para se manter ativa de maneira ininterrupta por mais de 20 anos , é o que mostra Manifesto Cerrado.

Classificação indicativa: Livre.

 

  •  DIA 9 | SEXTA-FEIRA | 19H30

Mulheres no Metal (Brasil I Gracielle Fonseca I documentário I 2013 I)

Algumas experiências femininas na cena do heavy metal do Brasil estão reunidas no "Mulheres no Metal", que traz relatos de integrantes das bandas precursoras do metal no país, como Placenta, Valhalla e Flammea. As mulheres ajudaram a construir as cenas locais, seja com suas bandas, produções ou outros tipos de atuação. O vídeo pretende desvelar essa presença, mostrar o que a história contada por "eles" não trouxe, e iniciar reflexões sobre preconceitos neste gênero musical.

Classificação indicativa: Livre.

 Cogumelo 35 anos (Brasil I Clinger Carlos I documentário I 2015)

Documentário não oficial sobre uma das mais importantes gravadoras de heavy metal do Brasil. A Cogumelo (loja, gravadora e produtora) é parte da vida de muitas bandas e muitos fãs pelo mundo inteiro. Foi crucial na criação de bandas como Sepultura, Sarcófago, Chakal, entre outras, que marcaram a cena da música pesada internacional. Acompanhe pelo documentário a jornada de quem fez parte dessa história bem sucedida, que dura até hoje.

Classificação indicativa: 12 anos

 

 Logo após a exibição debate com o tema: Religião, Política e Atitude no Metal

- Gracielle Fonseca (Argumento, produção e edição do documentário “Mulheres no Metal”)

- Idelber Avelar (Professor de Literaturas Latino Americanas, Teoria Crítica e Estudos Culturais em Tulane University)

- Clinger Carlos Teixeira (Produtor do Programa Webtelevisivo Heavy Metal On Line)

- Eduardo Daves – (Letrista, músico e tradutor da cena Metal)

- Mediador: Paulo Henrique Caetano (Professor da UFSJ, departamento de Letras, Artes e Cultura).-