Pular para o conteúdo principal

Gorila carregando filhote nas costas
Foto: Daniel Alves

Dia Mundial da Vida Selvagem é celebrado com atividade on-line

03/03/2021 | 18:56 | atualizado em 03/03/2021 | 20:19

A Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica tem buscado maneiras diferentes e acessíveis para celebrar as tradicionais datas comemorativas, já que a pandemia de Covid-19 não permite mais as celebrações de forma presencial no Zoológico de Belo Horizonte. Foi lançado no portal da Prefeitura uma atividade educativa em comemoração ao Dia Mundial da Vida Selvagem.

Comemorada nesta quarta-feira, dia 3, a data foi criada em 2013 durante a 68ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de celebrar os animais e plantas selvagens do mundo e ainda alertar para os perigos do tráfico de milhares de espécies de animais. Hoje também é a data da assinatura da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas (CITES) ocorrida em 1973.

O material on-line foi produzido pela equipe de educação ambiental da Fundação e é composto por um jogo de caça-palavras e um texto orientador da atividade. O arquivo também conta com informações importantes sobre os impactos das ações humanas para a perda dos habitats de diversos animais, para as alterações no ecossistema e para o surgimento de catástrofes, como pandemias, inundações e aquecimento nas temperaturas médias no planeta.