Pular para o conteúdo principal

"Dia Mundial da Água" reúne crianças no Parque Nossa Senhora da Piedade
Foto: Vinícius Santiago/ PBH

"Dia Mundial da Água" reúne crianças no Parque Nossa Senhora da Piedade

criado em - atualizado em

O Centro de Educação Ambiental Norte (CEA Norte), no bairro Novo Aarão Reis, reuniu nessa quarta-feira (22) centenas de crianças para comemorar o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. A agenda, que contou com a presença de alunos das escolas municipais Hélio Pellegrino, Sebastiana Novais e Jardim Felicidade, promoveu um momento de interação com a natureza e trocas de conhecimentos sobre a importância da água para a sobrevivência humana e a necessidade de preservação dos nossos recursos hídricos. 

 

Por meio de atividades como passeio, contação de histórias, piquenique e um abraço coletivo em prol da natureza, as equipes de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente debateram junto às crianças assuntos importantes como a Declaração Universal dos Direitos da Água e a história do Parque Nossa Senhora da Piedade - uma obra que fez parte do Programa de Recuperação Ambiental de Belo Horizonte, o Drenurbs/Nascentes.

 

Antes da implementação, há quase 15 anos, as nascentes do córrego que deu nome ao parque e os terrenos que o rodeavam eram utilizados como depósitos de lixo. Atualmente, a área de 58 mil metros quadrados é ocupada por uma vegetação diversificada e por águas reavivadas. A iniciativa trouxe uma nova dinâmica para a vida dos moradores e estimula práticas saudáveis e de lazer, além de contar com um Centro de Educação Ambiental - equipamento utilizado como espaço de aprendizagem e desenvolvimento da cidadania pelas escolas da região. 

 

De acordo com o gerente de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Humberto Martins Marques, as ações desenvolvidas pelos CEAs promovem uma extensão de metas educativas na construção da consciência social e ambiental de crianças a adolescentes: "A Gerência de Educação Ambiental da SMMA trabalha com um olhar sensível às demandas da comunidade, para promover ações que se aproximem efetivamente da suas vivências e proporcionem experiências complementares na conscientização ambiental das crianças que participam de atividades como esta, do Dia Mundial da Água. Nesse espaço, elas têm acesso a ferramentas que dão continuidade às importantes lições aprendidas em casa e nas escolas", destaca. 

 

O funcionamento do CEA Norte é baseado no Programa Integrado de Educação Ambiental e na reprodução local das atividades oferecidas pela SMMA, bem como na incorporação de novas ações fundamentadas em peculiaridades e demandas específicas da região. São resultado de parceria estabelecida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Fundação de Parques Municipais, Secretaria Municipal de Educação e Secretarias de Administração Regional Municipais. Além da unidade, existem atualmente outros 5 CEAs, nas regionais Oeste, Nordeste, Venda Nova, Centro-Sul e Propam.