Pular para o conteúdo principal

Defesa Civil de Belo Horizonte vai enviar alertas de riscos via SMS 40199
Foto: Rodrigo Clemente/PBH

Defesa Civil de BH vai enviar alertas de riscos via SMS 40199

criado em - atualizado em
 

Moradores da Capital vão poder receber, a partir desta sexta-feira, dia 22, alertas de risco de desastres naturais por SMS na plataforma 40199. As mensagens serão enviadas pela Defesa Civil de Belo Horizonte. O usuário de celular precisa se cadastrar para receber os alertas de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos.


Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto (SMS) com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo para o cidadão.

 

O sistema foi desenvolvido pela Defesa Civil Nacional e as operadoras de telefonia móvel e está sendo viabilizado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. Segundo o coronel Alexandre Lucas, secretário nacional de Defesa Civil, o sistema de monitoramento e emissão de alertas preventivos utilizado em Belo Horizonte passa a contar com mais uma tecnologia de comunicação de massa e já se tornou referência para outras cidades.


“A Prefeitura de Belo Horizonte está trabalhando de acordo com as recomendações do Marco de Sendai, principal instrumento orientador de redução de risco de desastres, adotado por países membros da Organização das Nações Unidas (ONU). A Defesa Civil de Belo Horizonte se tornou uma referência no Brasil e é uma das precursoras na utilização das redes sociais buscando ações preventivas por parte da população. O 40199 vai somar e aumentar a capilaridade na emissão destes alertas preventivos”, disse.

 

De acordo com o coronel Waldir Figueiredo, subsecretário municipal de Defesa Civil, o envio de alertas via SMS vai colaborar na promoção de uma cultura de prevenção, percepção do risco e adoção de medidas de autoproteção e proteção comunitária por parte da população de Belo Horizonte. “O monitoramento das condições climáticas que podem gerar algum tipo de risco é fundamental para salvar vidas e os alertas são publicados nos perfis do Facebook, Twitter, Instagram e do canal público do Telegram através do endereço: defesacivilbh. Agora também serão enviados via SMS para os celulares cadastrados”, conclui.