Pular para o conteúdo principal

Mão de homem segura celular com aplicativo Telegram da Defesa Civil.
Foto: Mônica Ramos/PBH

Defesa Civil cria canal para moradores da Avenida Vilarinho

criado em - atualizado em

A Defesa Civil de Belo Horizonte lança nesta sexta-feira, dia 22, um canal exclusivo para emissão de alertas para os moradores, comerciantes, pedestres e motoristas que utilizam a Avenida Vilarinho, na região de Venda Nova.
 

Pelo canal público do aplicativo Telegram, serão repassadas previsões e alertas sobre os risco provocados pelas chuvas. Qualquer usuário do aplicativo pode acessar o canal através deste endereço. O Twitter também está sendo usado como ferramentas de alerta do Sistema de Defesa Civil do Município. O objetivo é a divulgação de alertas e dicas de prevenção contra acidentes para a população de Belo Horizonte.
 

Segundo o coronel Alexandre Lucas, coordenador da Defesa Civil, o Sistema de Monitoramento com Alerta e Alarme do município prevê a integração de todas as tecnologias de comunicação disponíveis. “A Prefeitura de Belo Horizonte está trabalhando de acordo as recomendações do Marco de Sendai, principal instrumento orientador de redução de risco de desastres, adotado por países membros da Organização das Nações Unidas (ONU). Este é um projeto piloto, não podemos permitir que haja vítimas de desastres naturais por falta de informação”, avalia.
 

A divulgação de alertas é parte indispensável das ações preventivas e corretivas com foco na mitigação dos riscos. Precisamos que a população receba as informações e adote a prevenção por meio de ações de autoproteção e proteção comunitária”, disse.
 

Nesta sexta-feira, dia 22, a partir das 9h, equipes da Defesa Civil e da Urbel vão percorrer todos os endereços da Avenida Vilarinho, realizando o cadastro e a divulgação do canal para emissão de alertas exclusivo para região. O coronel Alexandre Lucas estará no local, a partir das 10h, para atender à imprensa.

 

Capacitação em instituições de ensino

Além do canal de alertas no Telegram, a Defesa Civil de Belo Horizonte começou hoje, dia 21, a capacitação preventiva de alunos e profissionais de instituições de ensino situadas na Avenida Vilarinho e entorno.
 

O objetivo da ação é promover uma cultura de prevenção com o uso de sistemas de alerta precoce, percepção do risco e adoção de medidas de autoproteção e proteção comunitária. As palestras seguem a recomendação do Marco de Sendai para a Redução do Risco de Desastres, consolidado pela ONU.
 

O período chuvoso começa no próximo mês e a região de Venda Nova, especialmente as áreas da Bacia do Isidoro (córregos Vilarinho, Marimbondo e Lareira), pode ser afetada por alagamentos e inundações nessa época do ano.
 

A primeira capacitação foi realizada na noite de quinta, dia 21 de setembro, no Centro Universitário Una (av. Cristiano Machado, 11157, Suzana).