Pular para o conteúdo principal

De Tempo Somos, do Galpão, dá início ao Circuito Municipal de Cultura de BH
Foto: Ariane Lazario

De Tempo Somos, do Galpão, dá início ao Circuito Municipal de Cultura de BH

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte realiza, em parceria com o Instituto Odeon e o Grupo Galpão, a estreia da programação do terceiro ano do Circuito Municipal de Cultura com apresentação do espetáculo De Tempo Somos. O projeto celebra a retomada das atividades presenciais desde o início da pandemia da Covid-19 e lança a nova programação com a apresentação de um dos mais célebres espetáculos do Grupo Galpão, integrando a programação especial do Movimento Belo Horizonte + Feliz. Referência nacional das artes cênicas, o Grupo Galpão levará seu sarau “De Tempos Somos” para apresentação na Praça José Verano (antiga Praça da Febem), no Barreiro, dia 11 de setembro, às 18h. O espetáculo tem classificação livre e interpretação em libras. Mais informações: portalbelohorizonte.com.br/circuitomunicipaldecultura

A secretária Municipal de Cultura, Eliane Parreiras, ressalta que o espetáculo do Grupo Galpão abre um novo ciclo do Circuito Municipal de Cultura de Belo Horizonte, com a retomada das atividades culturais presenciais. “Projeto estratégico da Prefeitura de Belo Horizonte, o Circuito vem fortalecendo e difundindo a produção artística dos territórios e agora tem a missão de contribuir na reocupação dos espaços públicos da cidade, junto ao Movimento Belo Horizonte + Feliz. É com muita alegria que começamos uma nova etapa do projeto com o Grupo Galpão, um dos grupos mais importantes do país e que é parte da história de Belo Horizonte”, celebra Eliane Parreiras. 

A presidente da Fundação Municipal de Cultura, Luciana Féres, ressalta o simbolismo em ter o Grupo Galpão na abertura do Circuito Municipal de Cultura. “Primeiro porque neste ano o grupo mineiro celebra seus 40 anos de trajetória, com toda sua relevância dentro do teatro brasileiro. Além disso, por trazer, em sua história, a tradição do teatro popular e de rua, indo ao encontro também com o propósito do Circuito Municipal de Cultura de democratizar a cultura na cidade, em uma apresentação descentralizada, que ocupará a Praça José Verano, na regional Barreiro”, destaca.  

Antes da apresentação do Grupo Galpão, a partir das 15h, a praça receberá outras ações do Movimento Belo Horizonte + Feliz. A Trupe Circense Circo LAR fará uma oficina de bambolês e uma apresentação de palhaço e contorcionista. O evento também contará com Feirinha de Artesanato e Alimentação, pula-pula e máquina de algodão doce, além de outras atividades com monitores para crianças.

Dirigido por Lydia Del Picchia e Simone Ordones, “De Tempo Somos – um sarau do Grupo Galpão” celebra o encontro da música com o teatro, que se tornou marca registrada do grupo em seus 40 anos de história. Reunindo canções, poesia e festa, o espetáculo apresenta 25 músicas do repertório do grupo – de montagens antigas até trabalhos recentes, incluindo canções de workshops –, além de textos sobre a passagem do tempo e o processo de criação artística. O sarau, cuja estreia aconteceu em 2014, lança aos atores o desafio de se reinventarem em cena, aproximando-se ainda mais do público, a quem são dedicadas algumas das canções. 

Com direção musical e arranjos de Luiz Rocha, os atores cantam e executam, ao vivo, 25 canções de trabalhos mais antigos como “Corra enquanto é tempo” (1988) e “Álbum de Família” (1990); passando também por “Romeu e Julieta” (1992), “Um Moliére Imaginário” (1997) e “Partido” (1999), chegando até a espetáculos mais recentes como “Tio Vânia” e “Eclipse” (ambos de 2011), além de músicas que surgiram em workshops internos e que chegam ao público pela primeira vez. No repertório, as músicas autorais se entrelaçam a versões de Chiquinha Gonzaga, Lamartine Babo, Kurt Weil, Fito Páez, Caetano e Gil, entre outras. 

A programação completa das atividades do Circuito Municipal de Cultura do mês de setembro será divulgada em breve, nos canais da PBH, e conta com espetáculos de dança, shows musicais, sessões de cinema, teatro e atividades relacionadas aos Mestres e Mestras da cultura popular de Belo Horizonte.  

Para os próximos meses, as inscrições de propostas estão abertas. Interessados devem se inscrever pelo site www.circuitomunicipal.com.br

Sobre o Circuito Municipal de Cultura 

O Circuito Municipal de Cultura, projeto estratégico da Prefeitura de Belo Horizonte, tem como objetivo promover a descentralização e a democratização do acesso a uma ampla programação artístico-cultural, atendendo a todas as regionais da cidade, valorizando e fomentando a produção cultural local dos diversos territórios da cidade. Oferece programação contínua, em diversos formatos, a partir de ações descentralizadas nas nove regionais da PBH. São realizados shows, espetáculos cênicos, intervenções urbanas, exibição de filmes e mostras temáticas, além de atividades de reflexão e formação. 

Estão abertas as inscrições para cadastro de propostas artísticas e culturais que poderão compor a programação do Circuito em 2022 e 2023. As inscrições podem ser feitas por artistas de Belo Horizonte e Região Metropolitana até de outubro de 2022, por meio de formulário on-line disponível aqui. Serão selecionadas, no mínimo 70 atrações, por meio de chamamento público, nas áreas de artes visuais, cinema, circo, cultura popular e urbana, dança, literatura, música e teatro. As atrações selecionadas, em formato presencial, e algumas em formato híbrido, poderão integrar, ainda, a agenda de programação dos 17 Centros Culturais da PBH.  

Sobre o Movimento Belo Horizonte + Feliz 

O Movimento Belo Horizonte + Feliz busca dinamizar a vida cultural, social, turística, urbana e econômica da cidade. O projeto foi criado para estimular a realização de atividades regulares e regionalizadas de lazer, arte, cultura, turismo, gastronomia e esportes em espaços públicos de Belo Horizonte, como praças e parques. O principal objetivo é promover uma ação democrática e participativa, com o fomento da economia criativa e local, estimulando o convívio, o senso de comunidade e o desenvolvimento da cidadania em toda a capital.