Pular para o conteúdo principal

Arte feita pela Prefeitura
Foto: Arte PBH

Cuidado com a pele é tema de palestra para servidores da PBH

criado em - atualizado em

O programa Movimenta PBH promoveu em 25 de fevereiro um encontro virtual entre servidores e um especialista da área da Saúde para conversar sobre cuidados com a pele e prevenção de doenças dermatológicas. 

 

“Temos intensificado a realização de encontros sobre saúde e bem-estar neste momento de pandemia para criar, além do compartilhamento de informações, espaços de convívio e de trocas de experiência. O retorno tem sido positivo, com depoimentos que indicam a importância deste tipo de atividade para a saúde mental dos participantes”, disse a gerente de Gestão do Desenvolvimento, Lígia Rache.

 

As dicas sobre os cuidados com a pele foram dadas pela doutora Laís Costa, formada em Medicina pela Universidade Federal de Uberlândia e Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Laís dividiu a palestra nos seguintes tópicos: cabelo, pele do rosto, pele do corpo, unhas e pés. 

 

“Falei que iríamos tratar da saúde da cabeça aos pés”, brincou a médica ao abrir o debate. “Se tivermos uma alimentação saudável, rica em fibras, vitaminas, frutas e verduras, teremos cabelos, pele e unhas mais saudáveis. A hidratação também é fundamental, tanto a externa quanto a interna. É importante ingerir a quantidade de água necessária para cada corpo”, recomendou Laís.

 

Em relação à pele do rosto, Laís enfatizou a importância de uma consulta prévia com o dermatologista para saber quais produtos devem ser utilizados. “Ela deve ser feita anualmente, pois, além da consulta sobre os produtos para a pele de cada pessoa, são analisadas manchas e pintas – que podem ser benignas ou malignas e devem passar pela avalição do especialista. É sempre bom lembrar dos cuidados quanto estivermos na praia ou piscina, com uso de protetores solares, chapéus e bonés que ajudam a proteger nossa pele do sol”. 


A médica também apresentou dicas sobre a saúde das unhas e dos pés. “As unhas devem estar sempre limpas. É recomendável o uso de luvas nas atividades domésticas. Os esmaltes devem ser retirados três dias antes da nova esmaltação, para deixarmos que a unha respire. Quanto aos pés, devemos evitar o uso de lixas. Para evitar rachaduras, é importante não ficar descalço ou de chinelos por muito tempo. Calçados com palmilha amortecedora são melhores. Um creme à base de ureia também ajuda. Ele pode ser passado antes de irmos dormir à noite”, ressaltou Laís. 


Fabiana Cristina Alves trabalha na Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão. Ela participou da palestra e achou as dicas muito interessantes. “Os tópicos que mais me interessaram foram cabelo e pele do rosto, pois são áreas em que tenho alguns probleminhas", afirmou. 


“Acho muito válidas ações como estas realizadas pelo Movimenta PBH. É um excelente trabalho para nós, colegas, pois trazem assuntos que podem agradar e ajudar no nosso dia a dia. Creio ser uma forma de carinho conosco”. 


Todos os encontros promovidos pelo Movimenta PBH são gravados e estão disponíveis no EAD da Prefeitura.