Pular para o conteúdo principal

CRJ tem agenda diversificada e gratuita para as juventudes de BH
Divulgação/PBH

CRJ tem agenda diversificada e gratuita para as juventudes de BH

criado em - atualizado em

O Centro de Referência das Juventudes (CRJ), localizado na Rua dos Guaicurus, 50, Centro, segue com uma programação gratuita voltada às juventudes da capital. Nesta semana, o espaço funciona normalmente até sábado (27) com atividades culturais, formativas, de atendimento e oficinas artísticas voltadas ao protagonismo juvenil.

Nesta terça-feira (22), a agenda inclui o curso de Informática Básica no Telecentro; oficinas do projeto Desembola na Ideia na sala Bastidores; e ensaio de dança cigana artística na sala Multiuso I. Também estão previstos o atendimento ao Passe Livre Estudantil no Aquário P, ações do programa de prevenção em saúde Prep 15-19 na sala 104, e o curso de leitura e discussão de projetos para trabalhadores da construção civil na sala Didática. No período da noite, o espaço recebe ensaios de teatro, dança e o Cursinho Popular Emancipa.

Na quarta-feira (23), além do Ballet Jovem, o CRJ recebe o coletivo Leia Mulheres BH na sala Didática, ensaios teatrais na Sala das Artes e atividades de dança na Arena Dênis Barracuda e no Auditório. O Desembola na Ideia retorna à sala Bastidores, com oficinas abertas durante a tarde.

Na quinta-feira (24), o destaque é a visita guiada com adolescentes e jovens, além das oficinas do projeto Brota, que ocupam diferentes espaços do CRJ durante a tarde. À noite, a programação inclui aula de defesa para mulheres e ensaios teatrais.

Na sexta-feira (25), a agenda reúne oficinas de circo na Arena Dênis Barracuda, reuniões da Comissão de Políticas sobre Drogas. À noite, o público jovem poderá participar de atividades de dança e cultura urbana, como a prática de zouk brasileiro e treinos de breaking voltados para competições.

No sábado (26), o espaço recebe o cursinho Emancipa pela manhã e, simultaneamente, realiza atividades como a aula pública “Conexões Globais”, que compartilha experiências de jovens na Conferência da ONU sobre a Situação da Mulher.

Sobre o CRJ

Vinculado à Subsecretaria de Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, o CRJ é um espaço que valoriza a diversidade e o protagonismo juvenil, especialmente de jovens das periferias, vilas e favelas de Belo Horizonte. A programação contempla tanto atividades abertas ao público quanto ações internas e de grupos parceiros, com diferentes formatos de participação.

A agenda completa e as informações sobre a utilização do espaço — incluindo o agendamento de salas para oficinas, reuniões, ensaios e outras iniciativas — estão disponíveis na página do CRJ.