29 January 2024 -
Belo Horizonte recebe, nesta terça (30) e quarta-feira (31), a Conferência Temática LGBTQIA+, etapa que antecede a 4ª Conferência Nacional de Cultura (4ª CNC). Organizada pelo Ministério da Cultura (MinC) e Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), a etapa local acontece no Centro de Referência das Juventudes (CRJ) da Prefeitura de Belo Horizonte e conta com o apoio do Cellos MG.
A secretária municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania de Belo Horizonte, Rosilene Rocha, que representa o município na abertura do evento, explica a escolha da cidade para sediar a etapa preparatória do evento nacional. “A Conferência Temática Nacional de Cultura LGBTQIA+ se constitui, sem dúvida nenhuma, como um importante momento de debate e proposições acerca da intersecção entre Cultura e a população LGBTQIA+, além de se caracterizar como um espaço amplo de participação, discussão e articulação coletivas em torno de propostas e estratégias desse assunto. Estamos recebendo 300 participantes de todo o país e isso é motivo de orgulho para nós”, afirma Rosilene Rocha.
A Prefeitura de Belo Horizonte apoia a realização do evento na composição do grupo organizador, com a estrutura do Centro de Referência das Juventudes para as discussões e a cessão de intérpretes de libras, garantindo um evento acessível para todas as pessoas participantes.
A Secretaria Municipal de Saúde também participa do evento com ações de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). A Coordenação Municipal de Saúde Sexual e Atenção às IST, Aids e Hepatites Virais disponibilizou mais de 2 mil preservativos internos e externos, além de 500 unidades de gel lubrificante e materiais informativos. Detalhes sobre acesso à rede de saúde sexual, assim como os locais de testagem e outras dicas, podem ser verificados no Portal da PBH.
Estarão presentes na mesa de abertura do evento a Secretaria Nacional LGBTQIA+, Simmy Larrat, o Presidente do CELLOS - MG, Maicon Chaves, a Reitora da Universidade Federal de Minas Gerais, Sandra Almeida além de representantes da Secretaria Nacional de Cidadania e Diversidade Cultural, da Secretaria Nacional dos Comitês de Cultura.
Conferência Temática LGBTQIA+
A Conferência Temática tem o objetivo de demonstrar a pluralidade do emergente campo de produção artística e cultural LGBTQIA+ no Brasil e identificar suas principais contribuições à política cultural dos próximos 10 anos. Para tanto, três propostas serão escolhidas pelos participantes para serem levadas à etapa nacional. Os participantes foram selecionados pelo Ministério da Cultura.