Pular para o conteúdo principal

CRAS Alto Vera Cruz passará por mudança temporária de endereço para reforma
Foto: Zaira Magalhães

CRAS Alto Vera Cruz passará por mudança temporária de endereço para reforma

criado em - atualizado em


O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Alto Vera Cruz, localizado na Rua Padre Júlio Maria, 1.550 - Vera Cruz, vai passar por obras de melhoria na infraestrutura. Para garantir a qualidade do atendimento, no período em que os trabalhos estão sendo realizados o CRAS funcionará provisoriamente na Rua General Osório, esquina com Fernão Dias, no Centro de Apoio Comunitário Alto Vera Cruz.

A reforma envolve um investimento de aproximadamente R$ 600 mil e contempla diversos serviços, como a substituição do telhado, demolição, alvenaria, cobertura, forro, impermeabilização, instalações hidrossanitárias e elétricas, revestimento, pintura, além da instalação de tubos de drenagem. 

Os trabalhos serão supervisionados pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), com prazo de execução de 120 dias corridos a partir da assinatura da primeira ordem de serviço. 

Desde sua inauguração em 2002, o CRAS Alto Vera Cruz tem desempenhado funções essenciais na comunidade, passando a funcionar em edificação própria desde 2013. A unidade atende cerca de 1000 famílias ao ano e referencia cerca de 5 mil. Entre os serviços e programas oferecidos, destacam-se o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)  que atende a grupos de crianças, adolescentes, adultos e pessoas idosas, e o Programa Maior Cuidado que garante cuidado no domicílio das pessoas idosas. 

Com foco na atuação integrada de serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais, o CRAS Alto Vera Cruz intensificou suas ações ao incorporar, a partir de novembro de 2021, a realização de ações cadastrais do Cadastro Único para Programas Sociais, aprimorando e qualificando seu trabalho junto às famílias acompanhadas. Além disso, o Centro promove ações coletivas abrangendo diversas faixas etárias, com enfoque em temáticas transversais como igualdade de gênero, igualdade racial, inclusão de pessoas com deficiência, enfrentamento à exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes, erradicação do trabalho infantil, participação e controle social, entre outros. 

A partir de uma abordagem interdisciplinar, o CRAS Alto Vera Cruz mantém uma atuação integrada com outras políticas setoriais do território, como saúde, educação e cultura, potencializando as ações de proteção social garantidas à comunidade local.