25 Fevereiro 2025 -
A partir de longos ensaios e oficinas para confecção de fantasias e adereços, dois cortejos ganharão as ruas de Belo Horizonte nesta semana para celebrar a inclusão da população em situação de rua na folia. Nas tardes desta quarta (26) e quinta-feira (27), equipes e usuários dos serviços socioassistenciais levam alegria, arte e conscientização para a inclusão e visibilidade da população em situação de rua nas festividades do Carnaval.
Nesta quarta-feira, o Carnaval da Proteção ocupa as ruas do bairro Colégio Batista. A concentração está marcada para 13h, no Centro Pop Miguilim (Rua Varginha, 210 - Colégio Batista), equipamento que atende crianças e adolescentes em situação de rua. Já no dia 27, é a vez do cortejo do Bloco Unificado da PopRua. A concentração acontece em frente ao CREAS Centro-Sul como ponto de partida para todos os usuários e trabalhadores das nove regionais desfilarem alegria e suas cores e levar suas mensagens. A concentração do cortejo está marcada para às 13h, da Rua Rio de Janeiro, 1.187 - Centro.
A subsecretária de Assistência Social da Prefeitura de Belo Horizonte, Daniele Carmona, explica que o cortejo é a conclusão de um trabalho importante de arte-educação desenvolvido pelas equipes. “A arte é um dos instrumentos utilizados para construir vínculos com a população em situação de rua. Momentos como o Carnaval são importantes para que os serviços se aproximem ainda mais desses cidadãos e promovam, junto com eles, ações de cidadania e visibilidade”, conta.