4 July 2024 -
Ação tradicional em edições passadas do Arraial de Belo Horizonte, o Cortejo Junino ganhou um novo formato e será realizado em um local inédito neste ano. Os quadrilheiros sairão do Mineirinho, local que será realizada a 45ª edição da festa, e seguirão em triciclos decorados até a Igrejinha da Pampulha, desta vez sem o uso de tração animal. O evento está marcado para o dia 14 de julho, a partir das 13h. Para conferir a programação completa do festejo, acesse o Portal Belo Horizonte.
As quadrilhas juninas que irão participar do Cortejo serão avaliadas por uma comissão que julgará as caracterizações dos triciclos e a animação do grupo durante o percurso. As três quadrilhas melhores classificadas receberão uma premiação especial. O Cortejo Junino é uma tradição que marca o início das festividades do Arraial de Belo Horizonte, enchendo as ruas com uma explosão de luzes e cores. Esta ação é uma forma de preservar e celebrar as raízes da cultura junina na capital mineira, perpetuando o costume que é passado de geração em geração.
Arraial de Belo Horizonte
O Arraial de Belo Horizonte, que chega à 45ª edição em 2024, é o festejo junino mais representativo da Região Sul e Sudeste do Brasil, pela valorização e respeito à cultura e às tradições que envolvem o período. O evento é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, com a colaboração da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/BH), da rede de Supermercados Mart Minas, rádio oficial Liberdade FM e emissora oficial TV Globo em Minas, parceria com o Mercado Central e apoio técnico da Comissão Junina Mineira.
Trabalhado a partir da ideia de uma ‘Experiência Junina Completa’, a festa belo-horizontina foca em três grandes eixos: a apresentação das tradicionais quadrilhas da cidade, shows musicais, com artistas locais e nacionais, e diversas atividades gastronômicas, como o Concurso Prato Junino e a Vila Gastronômica, sempre valorizando o título de Belo Horizonte como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco.
O Arraial de Belo Horizonte é um evento que cresceu e ganhou visibilidade ao longo dos anos, fazendo com que a capital mineira fosse considerada, pelo Ministério do Turismo e pela Embratur, um dos cinco maiores destinos turísticos do período junino do país, ao lado de Bragança (PA), Campina Grande (PB), Corumbá (MS) e São Luís (MA).