Pular para o conteúdo principal

Imagem da fachada da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte
Foto: Adão de Souza

Controladoria do Município promove ações de formação para órgãos e entidades

criado em - atualizado em

Na primeira quinzena deste mês, a Controladoria-Geral do Município promoveu duas ações de formação para órgãos e entidades municipais, dentro das atividades do Programa Controladoria em Movimento.

A Subcontroladoria de Correição (SUCOR) e a Subcontroladoria de Transparência e Prevenção da Corrupção (SUTRANSP) realizaram uma ação inédita junto à Secretaria Municipal de Educação, com destaque à gestão das Caixas Escolares e as respectivas implicações disciplinares e de prevenção a fraudes e corrupção.

De acordo com o Controlador-Geral Leonardo Ferraz, a ação conjunta teve caráter preventivo e esclareceu temas importantes para cerca de 400 pessoas, entre gestores administrativos-financeiros escolares e diretores das escolas da rede municipal de Educação. “Essa ação teve o objetivo de orientar e prevenir fraudes nas contratações das caixas escolares. Na oportunidade, a Secretaria Municipal de Educação apresentou a Instrução Normativa SMED 044/2021, que estabelece diretrizes e procedimentos relativos à execução das ações de manutenção, melhoria e ampliação da infraestrutura da rede física, de prédios próprios ou de posse de creches ou outras entidades parceiras”, afirma.

A Controladoria também promoveu, nos dias 12 e 13 de julho, o treinamento em Gestão de Riscos para os integrantes do Comitê de Integridade da Belotur.

Segundo o Controlador Leonardo Ferraz, o treinamento foi mais um avanço na concretização das ações contempladas pelo Plano de Ações de Integridade 2021-2024.

“Com o treinamento, espera-se que os integrantes do comitê de integridade elaborem a relação de riscos da unidade, com suas probabilidades e impactos, a matriz de calor e, por fim, o plano de gestão de riscos de integridade. Em agosto deste ano, o treinamento será realizado para os integrantes do Comitê de Integridade da Urbel, que também vem avançando na elaboração do plano de integridade da entidade”, lembra o Controlador-Geral.