21 June 2022 -
Cerca de 40 manutenções já foram concluídas em viadutos, passarelas, trincheiras, pontes e túneis de Belo Horizonte, nos últimos três anos, a partir de contrato que tem como objeto a manutenção preventiva e corretiva das Obras de Artes Especiais (OAE's) da capital, para maior segurança e durabilidade dessas estruturas e equipamentos.
Dentre as intervenções concluídas, sempre sob a supervisão da Diretoria de Manutenção da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), vale ressaltar o conjunto de OAE’s que compõem o Complexo da Lagoinha: os três túneis e outros três viadutos do Complexo, além de muros de arrimo próximos, passaram por recuperação estrutural; o viaduto Oeste recebeu novas muretas centrais de concreto armado, conhecidas tecnicamente como “barreiras tipo New Jersey”; e encontra-se em andamento, a modernização do sistema de iluminação dos três túneis, com instalação de lâmpadas de led.
Atualmente, estão em recuperação as passarelas da Estação Santa Tereza e da avenida Governador Benedito Valadares com rua Cid Rabelo Horta; uma das alças do viaduto B, no Complexo da Lagoinha; e também o viaduto da av. Silva Lobo, próximo à av. Tereza Cristina.
São aproximadamente 420 OAE's em todo o município e dentre aquelas que necessitam de reparos, já foram investidos quase R$ 10,5 milhões. “As OAE's sofrem desgastes ao longo do tempo e por isso, eventualmente, é necessário realizar intervenções para manter um bom estado de preservação e alongar sua vida útil, sendo um serviço de natureza continuada”, esclarece o superintendente da Sudecap, Henrique Castilho.
Entre outros serviços, compreendem as manutenções das OAEs: tratamento de pilares, vigas e lajes das estruturas de concreto; tratamento ou substituição de superfícies metálicas, guarda corpos e meios-fios; execução de revestimentos especiais; injeção de resina para tamponamento de vazamentos; recuperação, encontros e encabeçamentos das estruturas e elaboração de projetos executivos, quando necessários.