Pular para o conteúdo principal

Construção de aceiros é concluída no Engenho Nogueira para prevenir incêndios
Foto: SMMA/Divulgação

Construção de aceiros é concluída no Engenho Nogueira para prevenir incêndios

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente concluiu a construção de aceiros nos locais de plantio no Projeto Montes Verdes, como continuidade à revitalização de 10 mil metros quadrados de área pública devastada por queimadas na Serra do Engenho Nogueira, na região da Pampulha. A finalidade do aceiro é prevenir a passagem do fogo para as áreas de vegetação, evitando a incidência de queimadas e propagação dos incêndios.

 

Ao todo foram feitos cerca de 1.100 metros de aceiro com utilização de roçadeiras mecanizadas e ferramentas manuais. O trecho foi atingido em junho por um incêndio iniciado em área particular próxima ao Anel Rodoviário, que se alastrou e destruiu aproximadamente 300 de 5 mil novas árvores plantadas pela Prefeitura de Belo Horizonte.

 

“Antes do incêndio, a região já havia passado por replantios. As manutenções frequentes no espaço, inclusive, ajudaram a conter as chamas e evitar que o incêndio se espalhasse mais. Sabendo disso, a construção desses aceiros se torna primordial na prevenção de eventos dessa natureza”, explica Wanderson Marinho de Abreu, idealizador do Projeto Montes Verdes e servidor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

 

Com o projeto, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realiza, desde 2018, a revegetação de áreas verdes degradadas na capital. A iniciativa prioriza ações em espaços públicos que tenham sofrido com queimadas, ou passaram por ocupações irregulares, poluição, entre outros, e tem por objetivo identificar, catalogar, caracterizar, propor e executar planos de reflorestamento.

 

“Nas áreas revitalizadas pelo Montes Verdes, realizamos todo o tipo de manutenção necessária para o reflorestamento. Recentemente, foi feita a remoção de terra e capim no entorno das mudas para facilitar a infiltração de água, a irrigação no período seco e a roçada, esta última responsável por controlar o incêndio e impedir que ele se alastrasse por uma área mais extensa”, afirma Wanderson de Abreu.