Pular para o conteúdo principal

Consórcios apresentam propostas para BRT Amazonas
Divulgação/PBH

Consórcios apresentam propostas para BRT Amazonas

criado em - atualizado em

Cinco consórcios, compostos por empresas nacionais e estrangeiras (França, México, Espanha, Colômbia e Portugal), entregaram as respectivas documentações e propostas financeiras e técnicas para Estudos e Projetos necessários ao desenvolvimento do BRT Amazonas.

Em 2022, a Prefeitura de Belo Horizonte e o Banco Mundial lançaram o Programa Mobilidade e Inclusão Urbana, com objetivo de trazer melhorias para comunidades estratégicas da cidade. Os investimentos somam 100 milhões de dólares, destinados a projetos e obras de mobilidade, urbanização e gerenciamento.

O Programa está estruturado em quatro componentes. O que foi contemplado com as propostas apresentadas nesta terça-feira faz referência à reestruturação do Corredor Amazonas, incluindo estudos, simulações e projetos executivos do BRT Amazonas e faixas exclusivas de ônibus em Contagem e no Barreiro.

“Demos mais um passo para a concretização de um importante projeto de mobilidade, o BRT Amazonas. O prefeito Fuad Noman e todos nós da Prefeitura de Belo Horizonte estamos em busca de favorecer as pessoas que precisam do transporte coletivo. Temos o objetivo de reduzir o tempo de viagens para 835 mil passageiros/dia do transporte público, gerar empregos, promover a renovação urbana”, destacou André Dantas, Superintendente de Mobilidade do Município de Belo Horizonte.

Os estudos e projetos a serem desenvolvidos proporcionarão a implantação de faixas exclusivas de ônibus, estações de transferência e de um canteiro central permeável, todos com paisagismo incluído, além da requalificação das calçadas e pavimento. A proposta é integrar renovação urbana com transporte sustentável no Vetor-Oeste, melhorar a circulação de quem utiliza o transporte público, a caminhabilidade e a segurança viária.