Pular para o conteúdo principal

 Conservação das águas é tema do próximo Ambiente em Foco Virtual
Foto: Amira Hissa

Conservação das águas é tema do próximo Ambiente em Foco Virtual

criado em - atualizado em

Já estão abertas as inscrições para o próximo encontro on-line do ciclo de palestras “Ambiente em Foco Virtual”, no próximo dia 8 de março, às 14h30. Com o tema "Projeto Conservador das Águas”, a palestra será ministrada pelo biólogo e Gestor Ambiental da Prefeitura de Extrema, Paulo Henrique Pereira, e apresentará o histórico dos 17 anos de execução do primeiro projeto brasileiro que utilizou o pagamento por serviços ambientais com o fim de promover a adequação ambiental de propriedades rurais. Na oportunidade, ele tratará dos processos que envolvem esta dinâmica, bem como a experiência que está sendo replicada nos municípios da Serra da Mantiqueira. 

O encontro busca ampliar os conhecimentos por meio da troca de informações, bem como a aproximação da sociedade com a pauta, que reflete diretamente no cotidiano e qualidade de vida local. A inscrição deve ser feita neste link. A confirmação de inscrição, bem como as orientações para participação e o link para acesso à sala virtual serão enviados posteriormente por e-mail. Em caso de dúvidas, o inscrito pode fazer contato pelo e-mail: ambienteemfoco@pbh.gov.br.  

Ambiente em Foco Virtual

Por meio do Centro de Extensão em Educação Ambiental, a Prefeitura promove atividades que têm como fio condutor a Agenda 21 Global, do Ministério do Meio Ambiente. Nele, são realizadas práticas que possibilitam à coletividade conhecer, debater e buscar encaminhamentos para as questões socioambientais. O trabalho foi reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente com o título de Sala Verde - Espaço Interativo de Formação Socioambiental.

Atualmente a Gerência de Educação Ambiental, através do Centro de Extensão, está realizando o "Ambiente em Foco Virtual", atividade integrante do Projeto "Educação Ambiental On-line". A proposta, que surgiu das demandas de isolamento e distanciamento social, buscou alternativa à suspensão de atividades educativas presenciais em razão da pandemia de Covid-19. 

A metodologia adotada consiste na realização de palestras ao vivo e on-line, mediadas por uma plataforma virtual que ocorrem quinzenalmente, às terças-feiras. Os temas do Ambiente em Foco Virtual são pautados em consonância aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da ONU, dos quais Belo Horizonte é signatária. São abordadas nas palestras temáticas como Biodiversidade, Mudanças climáticas, Meio ambiente e Saúde, Ecologia Urbana, Arborização urbana, Manutenção e plantio de árvores, Agroecologia, Consumo, Sustentabilidade, Ecossistema, Crise Hídrica, Ar, Água e Vegetação.