Pular para o conteúdo principal

O Conselho é um órgão colegiado que atua no âmbito das políticas públicas, planos e programas ligados à segurança alimentar
Foto: Debora Oliveira/Divulgação

Conselho de Segurança Alimentar abre inscrições para eleição de representantes

criado em - atualizado em

O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Belo Horizonte (COMUSAN-BH) está com inscrições abertas para o processo de eleição de representantes para o mandato 2021/2024. As instituições e movimentos sociais representativos do segmento de ensino ou de pesquisa e da sociedade civil com atuação na área de Segurança Alimentar e Nutricional podem se inscrever até 10 de fevereiro por e-mail ou presencialmente, em dias úteis, de 10h às 16h, na avenida Afonso Pena, 342, centro. Todas as informações estão disponíveis na página do Conselho. 

 

As entidades representativas poderão participar do processo como candidatas ou eleitoras. Ao todo, são 16 vagas disponíveis para conselheiras/os, distribuídas da seguinte forma:

 

- 2 representantes das instituições de ensino ou de pesquisa; 


- 8 representantes da sociedade civil;

a) associações, sindicatos e conselhos de profissionais que atuam na área da segurança alimentar e nutricional;


b) fóruns e movimentos sociais com interface nas questões de segurança alimentar e nutricional;


c) instituições de povos e comunidades tradicionais;


d) instituições com atuação na área de necessidades alimentares especiais;


e) instituições beneficiárias dos programas de segurança alimentar e nutricional do município de Belo Horizonte, tais como: Banco de Alimentos, Programa de Assistência Alimentar, dentre outros.


 - 6 representantes de áreas afins do setor de alimentos:

a) instituições com atuação em reforma agrária, agricultura familiar, agricultura urbana, agroecologia e meio ambiente;


b) instituições do segmento da indústria alimentícia, abastecimento, produção e comércio de alimentos, turismo e pequenas indústrias de alimentos;


c) instituições de Assistência Técnica e Extensão Rural devidamente credenciadas.


As dúvidas em relação à eleição poderão ser enviadas pelo e-mail comusan.eleicao@pbh.gov.br. Depois de concluídas a etapa das candidaturas, haverá a eleição dos representantes, de forma on-line, em 11 de março. As orientações específicas e o formulário de votação serão disponibilizados próximo à data de eleição.

 


O Conselho

O COMUSAN-BH  é um órgão colegiado de controle social no âmbito das políticas públicas, planos e programas que assegurem o direito fundamental à alimentação e à segurança alimentar e nutricional. O objetivo é assegurar o direito constitucional de uma alimentação adequada e saudável a todo ser humano. Ele realiza articulações para que as áreas do governo municipal e as organizações da sociedade civil implementem ações voltadas ao combate da miséria e da fome no município.

 

Além disso, o Conselho é responsável por incentivar parcerias que garantam a mobilização e por coordenar campanhas de conscientização da opinião pública, investindo na formação de gestores e agentes sociais.