1 August 2025 -
Durante o mês de agosto, a Prefeitura de Belo Horizonte vai intensificar as ações de conscientização sobre a importância do aleitamento e doação de leite materno. As iniciativas fazem parte da programação da Semana Mundial do Aleitamento Materno e da Campanha Nacional do Agosto Dourado e contemplam a capacitação de profissionais e a atuação do Mobiliza SUS, com distribuição de materiais informativos em locais de grande circulação de pessoas.
Apesar do reforço na mobilização em agosto, ao longo de todo o ano a Secretaria Municipal de Saúde desenvolve ações com foco na saúde infantil e na redução da mortalidade entre crianças, especialmente as prematuras. O município mantém um Posto de Coleta de Leite Humano (PCLH) na Unidade de Referência Secundária (URS) Saudade. Esse equipamento capacita os centros de saúde a se tornarem Unidades de Coleta de Leite Humano (UCLH).
Atualmente, há 15 UCLH na capital e, semanalmente, os profissionais das equipes de Saúde da Família desses locais coletam o leite materno na casa das doadoras e levam para a URS Saudade, onde é armazenado e passa por um processo de controle de qualidade. Depois disso, todo o alimento segue para o Banco de Leite da Maternidade Odete Valadares, passa por pasteurização e é destinado aos recém-nascidos internados em UTIs neonatais.
O Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HOB), de gestão municipal, também mantém um Posto de Coleta de Leite Humano (PCLH) voltado ao atendimento de lactentes internados. Os horários para coleta são 8h, 11h, 14h e 17h. A unidade também oferece orientações, acompanhamento e o recolhimento de doações de leite materno nas casas de doadoras externas, ou seja, mulheres que não estão na instituição e que tem o desejo de doar.
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail: gnut.postodecoleta@pbh.gov.br
Como doar leite materno?
Toda mulher que esteja amamentando, seja saudável e não faça uso de medicamentos que interfiram na lactação, pode ser doadora. Outras informações são disponibilizadas pelo número (31) 3277-7796 ou diretamente nos 15 centros de saúde que funcionam como UCLH.
Cabe destacar que para fazer a doação é necessário apresentar documento de identidade e a caderneta do pré-natal com os resultados de exames.