Pular para o conteúdo principal

Conheça os ganhadores da 4ª edição do Concurso Prato Junino
Foto: César Tropia

Conheça os ganhadores da 4ª edição do Concurso Prato Junino

criado em - atualizado em

Com o objetivo de promover e enaltecer a culinária mineira, a Belotur realizou sábado (08/07), na Mineiraria - Casa da Gastronomia, a Grande Final do 4º Concurso Prato Junino. Participaram da competição, que este ano tem como tema “O Resgate da Memória Afetiva”, alunos dos principais cursos de gastronomia de Belo Horizonte. Os ganhadores foram: Anarriê de Abóbora (Una), Galinhada no Palito (Senac), Caminho da Roça, Estrada Tropeira (Faculdade Arnaldo), Taco Mineiro (Estácio de Sá) e Ragu Suíno com Polenta de Milho Verde (Faculdade Promove).

 

Os grupos vencedores ganharam kits com instrumentos de cozinha e dólmãs personalizados (vestimenta usada por chefs de cozinha), além da oportunidade de comercializar os pratos na Vila Gastronômica da Praça da Estação, que funcionará durante o Arraial de Belo Horizonte. O espaço terá ambientação especial, com luzes, puffs, mesas, cadeiras e barraquinhas de entretenimento.

 

"O Concurso Prato Junino é uma ótima oportunidade para os novos talentos da gastronomia local, que poderão vivenciar a operação de um grande evento. O público também terá a chance de provar pratos feitos com excelência, carinho e com preços acessíveis, já que o valor máximo será de R$20”, explica Marah Costa, diretora de eventos da Belotur.

 

Bruno Bethonico e Ana Paula Silva foram os ganhadores da Faculdade Arnaldo com o prato Caminho da Roça, Estrada Tropeira. O sanduíche de linguiça tropeira leva couve, ovo com calabresa, vinagrete picante, maionese de cheiro verde e torresmo. “Foi muito desafiador participar do concurso, todos os pratos estavam incríveis. Apesar de já cozinhar há algum tempo, eu estou no primeiro período do curso de gastronomia e competi com alunos mais experientes. Estamos ansiosos para que o público possa provar a nossa criação”, conta Bruno.

 

O Concurso Prato Junino surgiu para promover a gastronomia mineira, elogiada e reconhecida em todo o mundo pela sua simplicidade, criatividade e valorização dos ingredientes regionais, além de destacar os elementos do período junino de uma forma acessível e inovadora. A edição de 2023 valorizou as lembranças nostálgicas das comidas caseiras, dos encontros em volta das mesas, das reuniões em família e dos amigos de infância.

 

A primeira etapa da competição foi realizada durante o mês de junho. As faculdades participantes organizaram seletivas internas e selecionaram dois pratos cada. Na final, as receitas foram avaliadas pelo júri técnico, definindo um quitute ganhador para cada instituição de ensino. Os avaliadores levaram em consideração aspectos como harmonia de sabor e textura, apresentação do prato, originalidade e economicidade, além da presença de pelo menos dois insumos característicos da culinária mineira.

 

 
Compuseram o júri técnico da Grande Final do 4º Concurso Prato Junino: Celina Aquino, jornalista especializada em Moda e Gastronomia no jornal Estado de Minas; Djalma Victor, chef de cozinha, proprietário dos restaurantes Osso - Mind The Bones e Rotisseria Central e participante de programas de culinária como Mestre do Sabor e Top Chef Brasil;  Ivo Faria, chef de cozinha do Instituto Ivo Faria; Lorena Martins, jornalista do O Tempo e influenciadora com foco em gastronomia; e por Mateus Luz, repórter do programa É de Casa, da Rede Globo.

 

“O Concurso Prato Junino é uma importante plataforma para os alunos que estão começando a trilhar uma carreira na gastronomia. Aqui, eles podem ser criativos e fazer contatos que vão ajudá-los no mercado”, afirma Ivo Faria, chef de cozinha do Instituto Ivo Faria.

 

 

Vencedores do 4° Concurso Prato Junino:

 

Faculdade Arnaldo
Caminho da Roça, Estrada Tropeira: sanduíche de linguiça tropeira com couve, ovo com calabresa, vinagrete picante, maionese de cheiro verde e torresmo.

 

Estácio de Sá
Taco Mineiro: tortilha de milho com chilli de porco, aioli de requeijão e salsa, com farofa de torresmo e crispy de couve.

 

Promove
Ragu suíno com polenta de milho verde.

 

Senac
Galinhada no Palito: bolinho de galinhada acompanhado de creme de quiabo.

 

Una
Anarriê de Abóbora: caldo de abóbora com pernil desfiado, barriga de porco marinada e empanada na pipoca.

 

 

Arraial de Belo Horizonte

 

Consolidada como a festa mais representativa da cultura junina na Região Sul e Sudeste do Brasil, o Arraial de Belo Horizonte está de volta com a 44ª edição nos meses de julho e agosto com programação reforçada. Neste ano, o festejo será nos dias 21, 22, 23, 29 e 30 de julho e 5 e 6 de agosto, mantendo a já tradicional ‘Experiência Junina Completa’, com a apresentação das tradicionais quadrilhas da cidade, shows com artistas locais e nacionais, e diversas atividades gastronômicas.

 

Umas das novidades para esta edição é que os dois primeiros finais de semana de evento, que acontecerão no mês de julho, serão dedicados às apresentações das quadrilhas do Concurso Municipal, com o Grupo de Acesso e o Grupo Especial. Já o terceiro e último final de semana do festejo, previsto para acontecer em agosto, contará com apresentações de artistas locais e nacionais.

 

O Arraial de Belo Horizonte é um evento que cresceu e ganhou visibilidade ao longo dos anos, fazendo com que a capital mineira fosse considerada, pelo Ministério do Turismo e pela Embratur, um dos cinco maiores destinos turísticos do período junino do país, ao lado de Bragança (PA), Campina Grande (PB), Corumbá (MS) e São Luís (MA).

 

Mais informações sobre o Arraial de Belo Horizonte em: http://portalbelohorizonte.com.br/arraial