Pular para o conteúdo principal

Congresso Técnico dos Jogos Escolares de acontece na terça-feira, dia 23/4
Arte: PBH

Congresso Técnico dos Jogos Escolares acontece na terça-feira, dia 23/4

22/04/2019 | 21:00 | atualizado em 24/04/2019 | 08:53

Com a presença de representantes das 121 instituições inscritas, o Congresso Técnico da edição 2019 dos Jogos Escolares de Belo Horizonte (JEBH) será realizado nesta terça-feira, dia 23 de abril, às 14h, na Escola Municipal Professora Eleonora Pieruccetti (avenida Bernardo Vasconcelos, 288, Cachoeirinha). Na ocasião, a comissão organizadora dos jogos vai prestar informações sobre o regulamento.


Os Jogos Escolares estão sendo realizados pelo terceiro ano consecutivo pela Prefeitura Belo Horizonte, por meio das secretarias municipais de Esportes e Lazer e Educação. O período de inscrições para a participação nas modalidades coletivas vai até o dia 26. Já o prazo para que alunos das modalidades paralímpicas e individuais se inscrevam vai até cinco dias antes da realização da competição.

 

As inscrições das modalidades coletivas e os formulários para inscrições em modalidades individuais e paralímpicas estão disponíveis no portal da Prefeitura, assim como o regulamento da competição e informações sobre as modalidades dos jogos.

 

A cerimônia de abertura da competição será no sábado, dia 27, a partir das 9h, no ginásio do Mackenzie (rua Congonhas, 420, Santo Antônio). O início dos jogos está marcado para o dia 6 de maio. Na edição de 2018, mais de 3.500 estudantes-atletas de 115 instituições participaram dos jogos, que foram realizados entre 2 de maio e 22 de junho.

 

Para este ano, são quase quatro mil participantes, representando 121 instituições de ensino das redes particular, municipal e estadual, além de centros socioeducativos e escolas de práticas de paradesportos.

 

 

Dois módulos

Os jogos são disputados em duas categorias. O Módulo I reúne estudantes-atletas com idade entre 12 e 14 anos, enquanto o Módulo II é para estudantes-atletas com idade entre 15 e 17 anos.

 

As modalidades dos jogos são olímpicas e não olímpicas: atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez.

 

Há, ainda, as modalidades paralímpicas: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e voleibol sentado.

 

Com execução técnica da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais, a competição é a etapa municipal classificatória para equipes e estudantes-atletas representarem o município nos Jogos Escolares de Minas Gerais, permitindo, ainda, a classificação para representar Belo Horizonte em nível nacional nos Jogos Escolares da Juventude.

Ouça este conteúdo

Últimas Notícias

Vista lateral do Museu de Arte da Pampulha, com lagoa ao fundo, durante o dia. Programa Bolsa Pampulha recebe a artista Rosângela Rennó

O Museu de Arte da Pampulha recebe, nos dias 6 e 7/7, oficina e palestra com a artista Rosângela Rennó.

25/06/2019 | 20:00
Mais de trinta pessoas transitando entre estandes do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte, o FIQ-BH. FIQ-BH concorre a prêmio Jayme Cortez

Pela sua contribuição para o quadrinho nacional, o Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte concorre a um prêmio.

24/06/2019 | 20:17