Pular para o conteúdo principal

Congresso Técnico dos Jogos Escolares de acontece na terça-feira, dia 23/4
Arte: PBH

Congresso Técnico dos Jogos Escolares acontece na terça-feira, dia 23/4

criado em - atualizado em

Com a presença de representantes das 121 instituições inscritas, o Congresso Técnico da edição 2019 dos Jogos Escolares de Belo Horizonte (JEBH) será realizado nesta terça-feira, dia 23 de abril, às 14h, na Escola Municipal Professora Eleonora Pieruccetti (avenida Bernardo Vasconcelos, 288, Cachoeirinha). Na ocasião, a comissão organizadora dos jogos vai prestar informações sobre o regulamento.


Os Jogos Escolares estão sendo realizados pelo terceiro ano consecutivo pela Prefeitura Belo Horizonte, por meio das secretarias municipais de Esportes e Lazer e Educação. O período de inscrições para a participação nas modalidades coletivas vai até o dia 26. Já o prazo para que alunos das modalidades paralímpicas e individuais se inscrevam vai até cinco dias antes da realização da competição.

 

As inscrições das modalidades coletivas e os formulários para inscrições em modalidades individuais e paralímpicas estão disponíveis no portal da Prefeitura, assim como o regulamento da competição e informações sobre as modalidades dos jogos.

 

A cerimônia de abertura da competição será no sábado, dia 27, a partir das 9h, no ginásio do Mackenzie (rua Congonhas, 420, Santo Antônio). O início dos jogos está marcado para o dia 6 de maio. Na edição de 2018, mais de 3.500 estudantes-atletas de 115 instituições participaram dos jogos, que foram realizados entre 2 de maio e 22 de junho.

 

Para este ano, são quase quatro mil participantes, representando 121 instituições de ensino das redes particular, municipal e estadual, além de centros socioeducativos e escolas de práticas de paradesportos.

 

 

Dois módulos

Os jogos são disputados em duas categorias. O Módulo I reúne estudantes-atletas com idade entre 12 e 14 anos, enquanto o Módulo II é para estudantes-atletas com idade entre 15 e 17 anos.

 

As modalidades dos jogos são olímpicas e não olímpicas: atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez.

 

Há, ainda, as modalidades paralímpicas: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e voleibol sentado.

 

Com execução técnica da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais, a competição é a etapa municipal classificatória para equipes e estudantes-atletas representarem o município nos Jogos Escolares de Minas Gerais, permitindo, ainda, a classificação para representar Belo Horizonte em nível nacional nos Jogos Escolares da Juventude.