Pular para o conteúdo principal

Confira os encontros promovidos pelo programa Movimenta PBH em novembro
Arte/PBH

Confira os encontros promovidos pelo programa Movimenta PBH em novembro

criado em - atualizado em

O programa Movimenta PBH, da Prefeitura de Belo Horizonte, promoveu quatro encontros virtuais para os servidores e colaboradores municipais durante o mês de novembro.

O primeiro deles ocorreu no dia 8/11, quando a médica Isadora Pinheiro falou com os participantes sobre as doenças do sistema digestório. A especialista explicou como gerenciar e prevenir episódios de refluxo, gastrite, úlcera, síndrome do intestino irritável, cólicas e constipação, quando se deve procurar ajuda e quais são os hábitos simples e práticos que fazem a diferença. “Para se ter uma boa saúde digestiva é importante a alimentação variada e equilibrada e uma boa ingestão hídrica, além da prática de atividade física e do acompanhamento médico periódico”, explicou.

O aleitamento materno foi o tema do segundo encontro, realizado no dia 16/11. A enfermeira Maria Clara Coelho tratou sobre a alimentação complementar, da construção de hábitos alimentares saudáveis em bebês, do aleitamento materno em situações especiais como prematuridade, gravidez gemelar e adoção, além da doação de leite humano em Belo Horizonte. “A amamentação promove a saúde da mãe e do bebê. É importante que a criança seja amamentada, de preferência, com o leite da mãe durante os seis primeiros meses de vida. Além de proteger a saúde de seu filho, o leite humano excedente pode ser doado a outros bebês e trazer grande contribuição para a melhoria da qualidade de suas vidas, principalmente dos prematuros hospitalizados”, aconselhou Maria.

Em apoio à campanha do novembro azul, o Movimenta PBH promoveu bate-papo com o urologista Marcelo Esteves no dia 24/11. “A disfunção sexual e as doenças da próstata são enfermidades do Aparelho Geniturinário. A saúde ainda é vista como “coisa feminina” e os serviços de saúde se constituem em espaços pouco frequentados pelos homens..”, ressaltou o urologista.

O AVC foi o tema do último encontro no dia 28/11. O neurologista Davi Queiroz apresentou as diferentes manifestações da doença, a importância da detecção precoce do tipo isquêmico e como é possível se prevenir, com dicas úteis para aplicar no cotidiano. Segundo ele, os tipos de acidente vascular cerebral são o isquêmico ( 80% dos casos) e o hemorrágico (20%).

Os encontros do Movimenta PBH são contínuos e com temas diversos, sempre buscando promover o bem-estar e a qualidade de vida dos agentes públicos, com foco na saúde física e mental. Todos os eventos são gravados e estão disponíveis, com material complementar, no EAD da Prefeitura.