Pular para o conteúdo principal

Confira os encontros promovidos pelo programa Movimenta PBH em fevereiro
Arte/Divulgação

Confira os encontros promovidos pelo programa Movimenta PBH em fevereiro

criado em - atualizado em

O programa Movimenta PBH, da Prefeitura de Belo Horizonte, promoveu quatro encontros virtuais para os servidores e colaboradores municipais durante o mês de fevereiro. Os temas dos eventos foram Dengue, Zika, Chikungunya, a alimentação saudável, varizes e a Doença de Alzheimer.

A Dengue, Zika e Chikungunya  foram debatidas no primeiro encontro realizado no dia 6 de fevereiro. A médica infectologista Isabela de Castro conversou com os participantes sobre o Aedes aegypti, que é o mosquito transmissor dessas doenças, as diferenças e semelhanças entre as três enfermidades, os sintomas da Chikungunya e os atuais desafios para prevenção, controle e tratamento.

“A Dengue apresenta febre aguda entre dois e sete dias, dor de cabeça, prostração, manchas vermelhas, dor no corpo e articulações e também nos olhos. A Chikungunya também tem febre alta, dor nas articulações, na cabeça e no corpo, fadiga e manchas vermelhas. A Zika tem febre baixa, manchas vermelhas pruriginosas, conjuntivite, dor de cabeça, no corpo e articulações. É importante que a pessoa infectada comunique a algum serviço de saúde sobre seu estado para ser acompanhada pelos profissionais. A prevenção é eliminar os criadouros”, explicou Isabela.  

Na sequência, a conversa mensal sobre alimentação saudável aconteceu no dia 16. Dessa vez o tema do encontro foi o gerenciamento da ansiedade. A nutricionista Lucília Oliveira destacou a importância de se definir metas realistas e alcançáveis. “É melhor reduzir os hábitos ao invés de eliminá-los bruscamente. Podemos gerenciar a ansiedade com atividades que aumentam a frequência cardíaca. Vale comemorar cada conquista e saber que os resultados não são tão rápidos”,enfatizou.

O tratamento e identificação das varizes foram os assuntos do evento promovido no dia 22 do último mês. “As varizes são veias dilatadas, tortuosas, azuladas, com diâmetro maior ou igual a 3 mm e fazem parte do espectro da insuficiência venosa crônica, com alterações estruturais ou funcionais das veias.  Alguns  fatores de risco são hereditariedade, gestação, anticoncepcional oral ou a reposição hormonal, a idade, sedentarismo, obesidade e o tabagismo. Se a pessoa estiver com sintomas de varizes, deve procurar a ajuda de um especialista”, disse Joana Kalil, médica angiologista.

O último encontro do Movimenta PBH, no dia 28 de fevereiro,  teve como tema a Doença de Alzheimer. O médico Leonardo Pereira Florência demonstrou a importância do apoio emocional e conversou sobre o suporte acessível para pacientes e cuidadores. “Falei também sobre a rotina e desafios diários, com dicas para melhorar a comunicação e trazer qualidade de vida no ambiente familiar. Relatei os desafios éticos, a tomada de decisões da família e a privacidade do paciente”.

Os encontros do Movimenta PBH são contínuos e com temas diversos, sempre buscando promover o bem-estar e a qualidade de vida dos agentes públicos, com foco na saúde física e mental. Todos os eventos são gravados e estão disponíveis, com material complementar, no EAD da Prefeitura.