Pular para o conteúdo principal

Conferência de Encerramento da 4ª edição do FLI BH traz convidada internacional
Foto: Hannah Assouline

Conferência de Encerramento da 4ª edição do FLI BH traz convidada internacional

criado em - atualizado em

Realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Periférico, a 4ª edição do Festival Literário Internacional de Belo Horizonte (FLI BH) termina nesta sexta-feira, dia 20, quando acontece a Conferência de Encerramento do Festival. Com o tema “Repensar o Universalismo: o papel  (a função) da tradução”, o encontro abordará a tradução de textos para outras línguas e a troca de conteúdos diversos entre países. 

 

O encontro terá a presença da francesa Gisèle Sapiro, diretora de pesquisa do Centre National de la Recherche Scientifique e diretora de estudos da École des Hautes Etudes en Sciences Sociales, e mediação da diretora-presidente do Instituto Periférico, Gabriela Santoro. Ao final da Conferência, a diretora da Política de Festivais da Fundação Municipal de Cultura, Ana Freire, fará um balanço do evento, apontando os destaques desta edição do FLI BH. O encontro virtual acontece às 10h, com transmissão pelo Youtube da Fundação Municipal de Cultura. 

 

Na Conferência, Gisèle Sapiro abordará a tradução como elemento importante, embora muitas vezes invisível, na circulação de livros e, especificamente, de literatura em todo o mundo. No centro de seu interesse estará, como apontado no título proposto pela pesquisadora, a problematização de perspectivas universalistas no cenário contemporâneo, tendo como horizonte a potência ou a redução de trocas culturais e de consideração de aspectos sociais, políticos, econômicos e históricos presentes no processo de transposição de uma obra de uma língua para outra. 

 

De acordo com Gabriela Santoro, diretora-presidente do Instituto Periférico, “mais que a transposição de uma língua para outra, as traduções estão marcadas por trocas culturais, políticas e sociais, que dizem muito de quem somos e de como vivemos, de nossos esforços de encontro com o outro. A presença de Gisèle Sapiro na 4ª edição do FLI BH representa esse desejo de aproximação e de partilha de um tempo comum, especialmente pelos convites guardados pela leitura e pela escrita”. 

 

A participação da especialista foi possível graças à parceria com a Aliança Francesa de Belo Horizonte, apoiadora do Festival.  

 

Para inclusão do público, o evento disponibilizará tradução em libras e legenda. A atividade é gratuita, com classificação indicativa livre. 

 

Sobre o FLI BH 

 

Realizado a cada dois anos, o FLI BH oferece atividades diversas para a valorização da literatura, contemplando públicos distintos e abarcando as cadeias criativas, produtivas, formativas e de promoção do acesso ao livro e à leitura. Desde a primeira edição, o Festival já recebeu mais de 500 profissionais e artistas convidados e realizou cerca de 500 atividades voltadas para leitores de todas as idades. 

 

Para conferir a programação completa, acesse: fli.pbh.gov.br

 

Serviço:

 

4ª edição do FLI BH
Data: até 20 de agosto – on-line e gratuito
Mais informações: site oficial do evento fli.pbh.gov.br e plataforma da PBH portalbelohorizonte.com.br