Pular para o conteúdo principal

Frente da escola da rede municipal de Belo Horizonte
Foto: Amira Hissa

Complexo Veterinário tem alta de 20% nos atendimentos e de 30% nas cirurgias

criado em - atualizado em

Com menos de um ano do início de suas atividades, o Complexo Público Veterinário de Belo Horizonte tornou realidade a prestação de atendimentos gratuitos de alta, média e baixa complexidade para cães e gatos de tutores que não tenham condições de custear um tratamento particular. 

Uma prova dos bons resultados do funcionamento do complexo pode ser vista nos números do último mês. Só em março, foram realizados mais de 750 atendimentos, o que apresenta uma alta de 20% em comparação aos meses anteriores. Nas cirurgias, a crescente é ainda maior: mais de 70 procedimentos, que consistem em 30% a mais que nos demais meses. 

Localizado na Rua Pedro Bizoto, 230, no bairro Madre Gertrudes, o Complexo Público Veterinário é composto pelo Centro Médico Veterinário Odete Ferreira Martins, pelo Instituto Médico Veterinário Legal de Belo Horizonte – o primeiro do Brasil – e pelo Grupo de Resgate Animal. A unidade tem como proposta o atendimento gratuito para animais de famílias que residem na cidade e realiza procedimentos como atendimentos de urgência, exames de imagem e laboratoriais, cirurgias e internação. Ele integra as ações da gerência de Defesa dos Animais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e vem para fortalecer a atenção à crescente demanda de animais que necessitam de cuidados em Belo Horizonte. 

De acordo com o Diretor do Complexo, Aldair Pinto, o crescimento no número de atendimentos se deve a dois fatores: o aumento na demanda, por parte de públicos que passaram a conhecer o espaço, e os ajustes internos que são constantemente feitos para que a capacidade do espaço corresponda à procura. Ele destaca a importância e o pioneirismo deste serviço, nunca antes realizado pelo Executivo: “Belo Horizonte larga na frente no que tange a políticas em defesa dos animais, porque entende que este cuidado é também uma responsabilidade do Executivo. A Prefeitura de Belo Horizonte mostra a sua preocupação com a qualidade de vida dos animais, criando não apenas um hospital, mas um complexo multisetorial que realiza todo tipo de tratamento em cães e gatos”, conclui. 

O Complexo Público Veterinário é uma parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte e a Anclivepa-MG, e fica aberto ao público de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h, mantendo no período da noite apenas a internação de animais e eventuais atendimentos de emergência. Os documentos necessários para ingresso do usuário são Carteira de Identidade (RG), CPF e comprovante de residência em Belo Horizonte, além de inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).