Pular para o conteúdo principal

Atendente do Centro de Especialidades Odontológicas Barreiro Atende a duas mulheres de pé, à esquerda, uma outra mulher está sentada.
Foto: Lidiana Sant'Ana/PBH

Complexo de Saúde Barreiro oferece diversos serviços gratuitos do SUS BH

criado em - atualizado em
De curativos a dispensação de medicamentos, realização de biópsias e consultas especializadas, no Complexo de Saúde Barreiro, instalado progressivamente desde dezembro em um prédio de três andares erguido na avenida Menelick de Carvalho, 100, os moradores da região podem acessar diversos serviços disponibilizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS BH). São quatro mil metros quadrados, que abrigam, além do Centro de Saúde Barreiro de Cima, um Centro de Especialidades Médicas (CEM) e um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). 


“O atendimento e a estrutura aqui estão 100%”, afirmou a usuária Ireny Neves, ao sair de um atendimento com a terapeuta ocupacional do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). O prédio, localizado em uma área de fácil acesso, é totalmente adaptado para pessoas com dificuldade de locomoção. Ele conta com rampas, elevador, banheiros adaptados para cadeirantes e espaços destinados a eles na recepção e no auditório.


A obra foi escolhida pela população no Orçamento Participativo e, além de diversas salas de apoio e uma ampla e confortável recepção, conta com dez consultórios a mais que a antiga sede. “Um espaço adequado é sinônimo de satisfação e qualidade tanto para o trabalhador quanto para o paciente”, comemora o gerente do Centro de Saúde, Paulo Henrique Borges.


Para a presidente da Comissão Local de Saúde do Centro de Saúde Barreiro de Cima, Lúcia Assunção de Freitas, que mora no bairro há 30 anos, não há sequer como comparar o antigo centro de saúde com o prédio que foi erguido em seu lugar. “Ele era quase que um corredor só. Pequeno e com uma estrutura muito ruim”, relembra. O período de execução da obra também não foi fácil, mas hoje ela comemora a comodidade e a qualidade da nova sede. “Para chegar na sede provisória eu tinha que andar uns 30 minutos. Agora chego no centro de saúde em 10 minutos”, observa.



Atendimento básico e especializado em um só lugar


Os serviços oferecidos pelo Centro de Especialidades Médicas e o pelo Centro de Especialidades Odontológicas também funcionavam em locais cujas áreas físicas não atendiam à demanda da população e das equipes. “A ambiência, a luminosidade, a ventilação, toda a estrutura aqui é mais adequada ao atendimento”, avalia a gerente do serviço, Ângela Freitas. “Aqui temos consultórios individualizados. O que é um ganho não só de privacidade, mas de redução de ruídos e facilitação da comunicação com o paciente”, avalia Patrícia Franco, especialista em prótese.


Nos serviços especializados todo o atendimento é feito mediante o encaminhamento dos usuários pelos seus respectivos centros de saúde. O Centro de Especialidades Odontológicas oferece tratamento em sete especialidades: endodontia, portadores de necessidades especiais, periodontia, prótese, cirurgia bucomaxilo, odontopediatria, estomatologia e diagnóstico de câncer bucal. A equipe é composta por 15 dentistas, além de auxiliares de saúde bucal e técnicos de raio x.


O Centro de Especialidades Médicas oferece atendimento de ortopedia, cardiologia, mastologia, dermatologia, otorrinolaringologia e neurologia. Também são realizados pequenos procedimentos ambulatoriais, biopsia de mama e de pele, cauterização e exames de eletrocardiograma.


Saindo de um atendimento com o dermatologista e já seguindo para uma consulta no Centro de Especialidades Odontológicas, Roseli Maria da Silva, que foi encaminhada pelo centro de saúde do bairro onde mora para fazer um canal no CEO, comemora a praticidade proporcionada pelo complexo. “A estrutura aqui é muito melhor e o acesso é bem fácil”, avalia.


Os usuários fazem questão de elogiar o serviço e a estrutura. “Estou encantado com isso aqui. Nunca vi nada parecido”, avaliou Wilson Cosso, enquanto se preparava para fazer um raio x dentário. A esposa dele, Lourdes Alves, contou que após morarem alguns anos em outra cidade estão muito felizes em retornar ao Barreiro e ver tantas melhorias na região. “O povo tem que ajudar a conservar para mantermos as melhorias”, destacou. 


Centenas de pessoas são atendidas diariamente no Complexo de Saúde. São cerca de 350 consultas por dia, entre atendimentos médicos e odontológicos. Além disso, são feitos diversos outros atendimentos e procedimentos individuais e atividades coletivas para a população do entorno, como as aulas do programa Academia da Cidade, frequentadas por mais de 200 pessoas nas manhãs de segunda a sexta-feira e os grupos operativos que trabalham temas como planejamento familiar, dança sênior, fisioterapia para dores crônicas, nutrição, unibiótica e canto.


Novos serviços ainda devem ser implantados no Complexo. O prédio possui piscina para hidroterapia e consultórios destinados à implantação de tratamentos ortopédicos e fisioterápicos de reabilitação motora.

 

 

17/04/2018. Complexo de Saúde Barreiro. Fotos: Lidiane Sant' Ana/PBH