Pular para o conteúdo principal

Comitiva do Rio Grande do Sul conhece modelo de PPP em EMEI da capital
Foto: Nathália Ferreira/PBH

Comitiva do Rio Grande do Sul conhece modelo de PPP em EMEI da capital

criado em - atualizado em

Uma comitiva com integrantes do governo do Rio Grande do Sul conheceu nesta sexta-feira (4) o modelo de Parceria Público Privada (PPP) adotado pela Prefeitura da capital para a construção de escolas municipais.

Nesta sexta-feira (2) o secretário de Educação, Charles Diniz, recebeu a comitiva na EMEI Alto Vera Cruz, na regional Leste, para apresentar o projeto. A EMEI Alto Vera Cruz possui 1.100 m2 de área construída e foi entregue à comunidade em 2014. Atualmente são atendidas na EMEI 288 crianças entre 1 e 5 anos. 

Durante a visita, a secretária adjunta de Educação do Rio Grande do Sul, Stefanie Eskereski, afirmou que o funcionamento do modelo traz ganhos para todos os envolvidos - comunidade escolar e comunidade - e garante, principalmente, a qualidade na educação oferecida. 

“A gente veio conhecer como é essa integração, esse modelo de PPP com a prática pedagógica aqui na escola. Eu fiquei encantada! A gente tem uma escola linda, bem cuidada e cheia de vida. Tem uma boa sinergia entre a diretora da escola e a equipe que administra a unidade em termos de infraestrutura. A gente percebe como as coisas funcionam bem, como a comunidade abraçou essa escola e como ela está participando do dia a dia da escola, que é o que mais importa: que é ter a comunidade dentro e garantir a educação dos meninos. Um ótimo exemplo”, afirmou. 

O modelo de PPP adotado em Belo Horizonte é um contrato de concessão administrativa para a construção e prestação de serviços de apoio, não pedagógicos, em 51 escolas da rede pública municipal – 46 escolas de educação infantil (EMEI) e 5 escolas de ensino fundamental (Emefs).