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Mão feminina segura celular com tela de PBH APP.
Foto: Adão de Souza/PBH

Com PBH APP, cidadão tem opção mais rápida e fácil para solicitar serviços

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte tem intensificado, a cada ano, o trabalho para facilitar a interação com os cidadãos por meio do aperfeiçoamento e modernização dos seus canais de atendimento. Lançado há um pouco mais de ano, o aplicativo PBH APP, disponível para Android e IOS, é uma dessas plataformas de relacionamento, utilizado por mais de 20 mil usuários.  Com uma navegação intuitiva e amigável, o aplicativo é gratuito e conta com mais de 40 serviços, como tapa buraco, troca de lâmpada, poda de árvore e fiscalização. As solicitações são feitas pelo celular, a qualquer hora, em qualquer dia da semana e encaminhadas diretamente para o órgão responsável da Prefeitura que executará a demanda.

 

“Pelo aplicativo, o cidadão pode fazer um pedido de onde estiver e não vai precisar ligar ou ir presencialmente para ter seu problema resolvido. Após feito o cadastro inicial no app, o usuário poderá  utilizá-lo quando necessitar, com apenas um toque na tela do celular. Depois, é só buscar pelo serviço e concluir a demanda para que o órgão responsável o receba automaticamente e dê os encaminhamentos necessários”, explicou o secretário municipal adjunto de Planejamento, Orçamento e Gestão, Jean Mattos.

 

O secretário adjunto informou que, ao fazer o pedido, o cidadão tem a opção de tirar uma foto relacionada à sua demanda, acompanhá-la e, ainda, avaliar a execução dos serviços. “O aplicativo traz mais agilidade ao acesso dos serviços públicos e proporciona maior transparência na relação entre a PBH e os cidadãos, já que todo processo pode ser acompanhado pelo celular. Além disso, o cidadão nos ajuda a cuidar de nossa cidade, apontando onde devemos atuar”, afirmou.

 

 

Primeira opção

Essas facilidades fizeram com que o app se tornasse a primeira opção de muitas pessoas na hora de fazer uma solicitação para o Município. De acordo com dados levantados pela Subsecretaria de Modernização da Gestão, que cuida dos canais de atendimento da Prefeitura, cerca de 42 mil cidadãos que já estavam cadastrados no sistema de atendimento realizados de forma presencial, por telefone ou pela internet, passaram a solicitar os serviços através do PBH APP como primeira opção.

 

É o caso de Juliana Carregal, que instalou o aplicativo há cerca de um mês, por indicação de um vizinho que já estava usando a ferramenta. Moradora do bairro Tirol, ela conta que ficava protelando para repassar demandas para a Prefeitura por telefone e garante que a comunicação ficou bem mais fácil com o aplicativo. “Ter o aplicativo em mãos é muito prático. Ele é muito funcional, nota dez! Solicitei um serviço de tapa-buraco e fui atendida muito rápido”, exemplificou Juliana. “Se a gente não informar os problemas à Prefeitura, ela não tem como sanar”, assinalou.

 

Juliana mora em uma das regiões onde a população mais utiliza o aplicativo, a do Barreiro. Das cerca de 13 mil demandas registradas este ano nos serviços de atendimento da Prefeitura para a região, quase 50% foram feitas via celular.

 

“A Prefeitura trabalha permanentemente para cuidar da cidade, mas contar com a participação dos moradores na indicação das demandas faz toda a diferença. Com isso, conseguimos mais agilidade na resolução e temos condições de atuar direto nas questões que mais impactam o dia a dia de quem vive e transita pela cidade”, avalia o coordenador da regional Barreiro, Walmir Anselmo.

 

O estudante Henrique Dias, morador do bairro Bonfim, na região Noroeste, também utiliza o aplicativo como primeira opção quando precisar solicitar serviços como poda de árvore em área pública, fiscalização em passeio e manutenção em praças e áreas verdes para a administração municipal. “Já utilizei todos os canais de atendimento da Prefeitura, mas prefiro o aplicativo, pois facilita o cadastro das demandas e ainda possibilita a inclusão de fotos do local denunciado”, relatou.

 

 

Serviços mais demandados

De abril de 2018, quando foi lançado, até agora, o APP recebeu mais de 61.000 mil solicitações, sendo tapa-buraco o serviço mais demandado, com cerca de 57.200 chamados. Em segundo lugar no ranking aparece manutenção de lâmpada apagada ou quebrada com mais 3.400 solicitações, seguida de corte ou poda de árvore, com aproximadamente 2.400 solicitações.

 

O aplicativo passa por constantes melhorias e vários serviços foram  incorporados nos últimos meses, como o boletim escolar, para que pais e alunos acompanhem notas e frequências, e resultados de exames realizados nas unidades de saúde.

 

 

Portal

O portal da Prefeitura é outro canal de atendimento on-line à disposição do cidadão. Ao todo, ele oferece informações sobre mais de 1.200 serviços, dos quais 300 podem ser solicitados pela internet. Basta clicar neste link

 

 

13/05/2019. PBH APP - Aplicativo Móvel da Prefeitura de Belo Horizonte. Fotos Adão de Souza/PBH