Pular para o conteúdo principal

Participantes da Corrida Rústica PCD
Foto: Marcelo Mello

Com mais de 750 participantes, Corrida Rústica PCD movimenta o "A Rua é Nossa"

criado em - atualizado em

Cerca de 750 atletas participaram, nesse domingo (18), da Corrida Rústica PCD (Pessoa Com Deficiência) 2022. O evento foi realizado na Savassi, como parte da programação do A Rua é Nossa e da celebração do setembro Verde, campanha realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte no mês dedicado às pessoas com deficiência.

 

Em clima de festa, todos os participantes da Corrida Rústica PCD de 23 instituições da região metropolitana receberam medalhas nas categorias disputadas: caminhada de 50m (com ou sem necessidade de ajuda) e corridas de 100m e 200m (sem necessidade de ajuda).

 

A Corrida PCD integra o calendário anual de eventos do programa Superar, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, com atividades esportivas e culturais para pessoas com deficiência.

 

Uma das medalhistas da modalidade 50m é a Mariana do Nascimento Azevedo, 11 anos, aluna do programa Superar há cinco anos. A mãe dela, Irene da Silva, a fotografou durante a corrida  e diz que a melhor imagem que fez foi da filha recebendo a medalha. “Essa foto mostra a expressão de felicidade da Mariana por ter tido acesso a uma competição esportiva”.

 

Segundo Marcelo Melo Mendes, gerente do Superar, a iniciativa possibilita às pessoas com deficiência participarem de uma corrida rústica, considerando suas condições e peculiaridades, além de promover o acesso à socialização e ao lazer dos alunos/ atletas participantes do evento esportivo.

 

O programa

 

O programa Superar, executado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, atende cerca de 1.000 alunos com deficiência física, visual, intelectual, auditiva, múltipla e autismo. São oferecidas 15 modalidades: atletismo, basquetebol, bocha regular, bocha paralímpica, dança, futsal, goalball, judô, natação, rúgbi em cadeira de rodas, tênis de mesa, voleibol sentado, patinação, percussão e funcional.

 

O Superar possui sete núcleos de atendimentos: Centro de Referência Esportiva para Pessoas com Deficiência (CREPPD), na regional Noroeste; Centro de Referência Escola Municipal de Ensino Especial Frei Leopoldo, Oeste; Escola Estadual de Ensino Especial Amaro Neves, Barreiro; Escola Municipal Marconi, Centro-Sul; Esporte para Todos, Leste, Instituto São Rafael, Centro-Sul e UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais, Pampulha.