Pular para o conteúdo principal

Com ampliação do horário de funcionamento, Parque Municipal ganha reforço na segurança
Foto: Suziane Brugnara

Com ampliação do horário, Parque Municipal terá reforço na segurança

criado em - atualizado em

Com a ampliação do horário de funcionamento do Parque Municipal – que desde esta quarta-feira (8) passa a funcionar de 7h às 21h –, o local vai ganhar um reforço da Guarda Civil para garantir a segurança dos frequentadores. O efetivo que atua no Parque Américo Renné Giannetti será dobrado. Serão direcionados para tarefa tanto guardas veteranos, quanto integrantes da turma de 134 novos agentes que concluíram o Curso de Formação e serão diplomados no próximo dia 17.

O patrulhamento do Parque Municipal é feito por equipes que atuam a pé e têm o apoio de um efetivo motorizado. Além disso, o parque possui câmeras de segurança e tem o  controle da entrada e saída, feita por porteiros da Fundação de Parques. O novo horário de funcionamento do Parque faz parte do Programa de Requalificação do Centro da capital, lançado pelo prefeito Fuad Noman na segunda-feira (6). 

A Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), responsável pela administração da área, vinha trabalhando por essa ampliação buscando um formato atrativo e com segurança. A ampliação irá atender a uma demanda da população que poderá aproveitar por mais tempo o espaço, principalmente para as pessoas que querem visitar o parque ou praticar sua atividade física antes ou depois do trabalho. 

No formato anterior, o parque recebia cerca de 3 mil visitantes por dia, durante a semana, e 10 mil diários aos finais de semana. Com a ampliação do horário, a expectativa é que esse número, inicialmente, tenha um aumento de 500 a 1 mil visitantes por dia. 

O Parque oferece áreas gramadas para descanso, bosques, trilhas ecológicas, lagoas, cascatas, alamedas com pista de caminhada - convidativas também para passeios de bicicleta, equipamentos esportivos como quadra poliesportiva, quadra de tênis e rinque de patinação, além de brinquedos diversos. 

Também estão entre os atrativos os monumentos históricos (Busto de Anita Garibaldi, Bustos de Aarão Reis, Afonso Pena, Augusto de Lima e Bias Fortes) e o Teatro Francisco Nunes.