Pular para o conteúdo principal

Coluninha Literária celebra 33 anos da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil
Foto: Renato Temponi/Divulgação

Coluninha Literária celebra 33 anos da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil

criado em - atualizado em

No mês de celebração do 33º aniversário da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte (BPIJ-BH), será lançada uma edição especial da “Coluninha Literária” com destaque a personagens e histórias que marcaram a instituição ao longo dos anos. Essa é a terceira edição da Coluninha, que estará disponível a partir desta quarta-feira (7), no Blog do Portal Belo Horizonte.

Na edição deste mês, a ex-gestora Reni Tiago, bibliotecária aposentada com 22 anos de dedicação à BPIJ-BH, presenteia os leitores com suas lembranças afetivas. Participando desde os primeiros passos da biblioteca até tornar-se um espaço ousado e inovador, Reni destaca o crescimento conjunto com a instituição, enfatizando a importância de proporcionar experiências diversas de leitura a todos os cidadãos. Reni reitera que a BPIJ-BH continua a ser um espaço acolhedor para todas as idades, enfatizando a relevância da leitura de bons textos literários, especialmente os clássicos, para despertar a paixão pela leitura.

Contador de histórias e mediador de leitura, Carlos Barbosa também compartilha sua ligação profunda com as bibliotecas desde a infância. Ele ressalta como a BPIJ-BH foi fundamental em sua jornada literária, proporcionando encontros e diálogos marcantes. Carlos destaca a importância da diversidade presente na biblioteca, espaço que é valorizado e mantido pelo poder público e apoiado pela sociedade civil.

Renato Milton, leitor assíduo da BPIJ-BH por vários anos, também participa desta edição da Coluninha. Ele compartilha sua história de encantamento com o espaço, destacando a importância do acervo de histórias em quadrinhos da biblioteca e expressando sua gratidão aos trabalhadores da biblioteca, que são parte muito importante da instituição. Renato destaca a diversidade de livros infantojuvenis disponíveis na BPIJ-BH e menciona a Coleção Vaga-lume, uma verdadeira preciosidade de sua geração.

Neste 33º aniversário da BPIJ-BH, a Coluninha Literária celebra não apenas a trajetória da biblioteca como também as histórias entrelaçadas de leitores, gestores e narradores que contribuíram para transformá-la em um espaço cultural vibrante e acolhedor.

Sobre a Coluninha Literária

A Coluninha Literária é uma atividade do projeto Promoção da Leitura, da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte, coordenada pela Gerência de Bibliotecas Promoção da Leitura e Escrita, que integra a Diretoria de Promoção dos Direitos Culturais da Fundação Municipal de Cultura. A iniciativa tem o objetivo de aproximar leitores e leitoras da ação de promoção e incentivo à leitura e à escrita e de valorização da literatura, realizada pela Rede de Bibliotecas Públicas Municipais da Fundação Municipal de Cultura.

Rede de Bibliotecas

A Rede de Bibliotecas da Fundação Municipal de Cultura é composta por 22 bibliotecas que atuam de forma integrada, com unidades em todas as regionais da cidade. São 17 bibliotecas instaladas nos Centros Culturais, além das unidades do Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado, do Museu da Moda de Belo Horizonte (MUMO), do Cine Santa Tereza, da Escola Livre de Artes Arena da Cultura e a Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte (BPIJ-BH). Juntas, elas garantem o acesso gratuito da população a cerca de 137 mil títulos e mais de 162 mil exemplares, entre livros, gibis, folhetos, artigos, dissertações, monografias, teses, periódicos, CD-ROMs, DVDs, catálogos e outros itens.