Pular para o conteúdo principal

Arte feita pela Prefeitura
Foto: Arte/PBH

Coluna Literária de agosto destaca publicações da série "Caderno de Leituras"

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura lançaram nesta quarta-feira, dia 25, a 5ª edição da Coluna Literária. Neste mês, a publicação apresenta obras da série “Caderno de Leituras”, da Edições Chão de Feira. A Coluna virtual é mensal, traz dicas literárias que visam incentivar a leitura e pode ser conferida na íntegra no blog do Portal Belo Horizonte. 

 

A edição aborda a série "Caderno de Leituras", que neste ano completa 10 anos de existência, com a publicação de breves ensaios inéditos ou de rara circulação, que podem ser baixados gratuitamente no site da editora. Com edição de Luísa Rabello e Maria Carolina Fenati, a série reúne, ao todo, 130 cadernos, com diferentes temáticas e autorias. A Coluna Literária traz em agosto resenhas dos ensaios "Tornar-se existência exuberante", da escritora galego-catalã Brigitte Vasallo; "O jogo do dicionário", da editora brasileira Maria Carolina Fenati; e "Minha mãe vive aqui", da escritora mexicana Isabel Zapata. 

 

A diretora de Promoção dos Direitos Culturais da Fundação Municipal de Cultura, Bárbara Bof, destaca a importância da iniciativa. “A Coluna Literária tem mostrado, a cada edição, uma riqueza de conteúdos acerca do universo das letras, trazendo à luz importantes nomes e temas da cena literária nacional e internacional. Importante destacar que essa edição foi idealizada a partir de um projeto literário nascido na capital”, afirma a diretora. 

 

Sobre a Coluna Literária  

 

A Coluna Literária é um projeto da Gerência de Bibliotecas e Promoção da Leitura e da Escrita (GBPLE), que integra a Diretoria de Promoção dos Direitos Culturais da Fundação Municipal de Cultura. A iniciativa foi criada para aproximar os leitores  da ação de promoção e incentivo à leitura, das bibliotecas públicas municipais, a partir da difusão de livros e publicações que estejam disponíveis on-line, com intuito de fomentar a fruição literária por meio de ações de mediação de leitura. Como os equipamentos estão fechados, devido às medidas de distanciamento social para o combate à Covid-19, ela foi adaptada para esse período e destaca, neste momento, autores, autoras e obras que estão disponíveis para leitura on-line. 

 

Rede de Bibliotecas 

 

A rede mantida pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, é composta por 22 bibliotecas que atuam de forma integrada, com unidades em todas as regionais da cidade. Elas receberam em 2019 e 2020, mais de 18 mil títulos em seu acervo e garantem o acesso gratuito a 46.350 títulos e 115.780 exemplares, entre livros, folhetos, artigos, dissertações, monografias, teses, periódicos, CD-ROMs, DVDs, catálogos e outros itens. 

 

No momento, estes equipamentos encontram-se fechados ao público, como parte das medidas de prevenção ao contágio pela Covid-19 adotadas pela Prefeitura de Belo Horizonte, e ações de fomento à leitura e à literatura estão em curso no ambiente virtual, como é o caso da Coluna Literária.