Pular para o conteúdo principal

Ilustração de vista aérea do Centro de Referência da Juventude, à direita da Praça da Estação, durante o dia.
Ilustração: PBH

Coletivo quer fortalecer a prática de saraus na Grande BH

criado em - atualizado em

A Fundação Municipal de Cultura recebe nos dias 2 e 3 de junho, na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte, a primeira edição do “ConVerso de LiteraRua”, um encontro de saraus da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Promovido pelo Circuito Metropolitano de Saraus, o encontro tem como objetivo encaminhar ações e estratégias para o fortalecimento dos saraus na região. O evento tem entrada gratuita. 

 

Além das apresentações de diversos saraus da região, estão previstas ainda duas rodas de conversa, que debaterão a história dos saraus e também a relação desta prática com a educação. Outra atração do evento são as oficinas, nas quais os participantes poderão conhecer um pouco das técnicas de escrita criativa, vídeo-poesia produção independente/zines e sarau. Segundo Vito Julião, um dos organizadores do evento, existe também o desejo de se construir um manifesto de apoio aos saraus. “A ideia é realizar um seminário para podermos ver e ouvir as demandas que cada coletivo ou sarau tem, trocar informações e vivências, além de fortalecer uns aos outros”, afirma.

 

Para Fabíola Ribeiro Farias, chefe do Departamento de Coordenação de Bibliotecas e Promoção da Leitura da Fundação Municipal de Cultura, a prática de saraus em bares, espaços culturais e espaços públicos, muitas vezes nas ruas, tem se mostrado um movimento cultural muito forte em Belo Horizonte. “Esse movimento está na região central da cidade e também com muita força nos bairros e em toda a região metropolitana. Os grupos são bastante heterogêneos, mas com uma presença muito forte das juventudes. A ideia deste evento que estamos apoiando é discutir esse movimento e fortalecer os grupos e a prática de saraus pela cidade”, completa.

 

PROGRAMAÇÃO

 

DIA 2 DE JUNHO | SEXTA FEIRA

16h – Abertura

18h – Roda de conversa: “A história dos saraus, literatura da rua e a cidade”, com Rogerio Coelho, Profa. Ivete Walty, Camila Félix e Rodolfo Ataíde

20h – Sarau com Coletivoz, Sarau Comum e Sarau das Lanternas

 

DIA 3 DE JUNHO | SÁBADO

Das 9h às 13h – Oficinas (inscrições aqui)

- Escrita criativa: Rogerio Coelho e Laercio Gomes Costa

- Zines e publicações independentes: Iago Passos e Nat Baderna

- Vídeo-poesia: Zi Reis e Isabela Alves (Belinha)

- Presença física do poema - oficina de performance poética: Dionn Machado

 

Das 9h às 11h – Sarau Livro-Minuto e texturas visíveis, com Felipe Diógenes

15h – Roda de Conversa: “Sarau, literatura e educação”, com Oliver Lucas, Ivete Walty, Otacílio Oliveira Junior, Norma de Souza Lopes. Mestres de cerimônia: Giovana Souza e Nívea Sabino

18h – Leitura do Manifesto do Circuito Metropolitano de Saraus

19h – Sarau Aberto, com Sarau Comum e Coletivoz