Pular para o conteúdo principal

Artista no palco e plateia vibrando
Foto: Marcelo Sant'Anna

Circuito Municipal de Cultura convida artistas para inscreverem propostas

criado em 29/08/2022 - atualizado em 29/08/2022 | 15:34

A Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Instituto Odeon, abre inscrições para cadastro de propostas artísticas e culturais que poderão compor a programação do Circuito Municipal de Cultura em 2022 e 2023. As sugestões podem ser feitas por artistas de Belo Horizonte e Região Metropolitana desta segunda-feira (29) até às 23h59 de 2 de outubro deste ano, por meio de formulário on-line disponível neste link. Esta é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura.

 

O Circuito Municipal de Cultura oferece programação contínua, em diversos formatos, a partir de ações descentralizadas nas nove Regionais da Prefeitura. São realizados shows, espetáculos cênicos, intervenções urbanas, exibição de filmes e mostras temáticas, além de atividades de reflexão e formação.

 

Serão selecionadas, no mínimo 70 atrações, por chamamento público, nas áreas de artes visuais, cinema, circo, cultura popular e urbana, dança, literatura, música e teatro. As apresentações poderão integrar as agendas dos equipamentos culturais municipais, como “Música de Domingo”, que acontece no Teatro Francisco Nunes, “Terça da Dança”, realizado no Teatro Marília, “Quinta do Raul”, no Espaço Cênico Yoshifumiagi Teatro Raul Belém Machado ou do “Circuito Cine Santê”, do Cine Santa Tereza, além de ruas, praças e parques da cidade. As atrações selecionadas, em formato presencial, e algumas em formato híbrido, poderão integrar, ainda, a agenda de programação dos 17 Centros Culturais da PBH. Os cachês podem chegar a R$3,1 mil.

 

A secretária Municipal de Cultura de Belo Horizonte, Eliane Parreiras, ressalta a importância do projeto neste momento de fortalecimento da cadeia produtiva da cultura e a reocupação dos espaços públicos da cidade. “O Circuito Municipal de Cultura é um projeto estratégico com importante papel no fomento ao setor cultural belo-horizontino. Essa atividade potencializa nossa produção cultural e dinamiza os territórios da cidade, a partir de uma programação ampla, descentralizada e de relevante valor cultural. Desde seu lançamento, em 2019, já alcançou um público de mais de 700 mil pessoas, envolvendo mais de 3.700 trabalhadores da Cultura”, comemora.

 

A Presidente da Fundação Municipal de Cultura, Luciana Féres, destaca como essa iniciativa é importante para as políticas públicas desenvolvidas pelo município. "O Circuito Municipal de Cultura realiza ações que promovem a fruição, difusão e formação cultural na cidade, fortalecendo a memória e o patrimônio cultural, a promoção da leitura e da escrita, além da produção em diferentes linguagens artísticas, permitindo a democratização do acesso à arte e à cultura como direitos fundamentais, por meio de uma programação gratuita, acessível e transversal", destaca.

 

As atrações serão selecionadas a partir de critérios como: descentralização das atrações de modo a atender às nove Regionais da PBH, diversidade de linguagens artísticas, abrangência de público, qualidade artística, representatividade do trabalho para o setor ou para a comunidade onde atuam, originalidade e viabilidade da proposta dentro da programação do Circuito Municipal de Cultura. As propostas serão analisadas por uma comissão paritária, composta por membros da sociedade civil e do poder público.

 

SOBRE O CIRCUITO MUNICIPAL DE CULTURA

 

O Circuito Municipal de Cultura, projeto estratégico da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, promove a descentralização e a democratização do acesso a uma ampla programação artístico-cultural, atendendo a todas as regionais da cidade, valorizando e fomentando a produção cultural local. Lançado em dezembro de 2019, o Circuito Municipal de Cultura mantém, nesta nova etapa, iniciada em julho de 2022, o compromisso de oferecer programação cultural de qualidade, com atrações gratuitas para todas as faixas etárias, destacando a produção cultural local em todos os seus territórios e manifestações.

 

O Circuito já realizou 628 apresentações nos espaços públicos das nove regionais da cidade, alcançando um público de mais de 700 mil pessoas, e contou com a participação de mais de 3.700 trabalhadores, entre artistas, mestres da cultura popular, produtores e técnicos, reforçando seu importante papel de fomento, principalmente no período da pandemia de Covid-19. Em breve, será divulgada a programação do mês setembro, que contará com espetáculos de dança, shows musicais, sessões de cinema, teatro e atividades relacionadas aos Mestres e Mestras da cultura popular de Belo Horizonte.

 

Serviço

 

O quê: Cadastramento de propostas artístico-culturais para o Circuito Municipal de Cultura

Quando: De 29 de agosto a 2 de outubro

Onde: Formulário on-line no site do Circuito:

www.circuitomunicipaldecultura.com.br

 

Circuito nas redes

YouTube da Fundação Municipal de Cultura:

youtube.com/canalfmc

Site do Circuito Municipal de Cultura:

www.circuitomunicipaldecultura.com.br

Instagram Circuito Municipal de Cultura:

instagram.com/circuitomunicipaldecultura

Facebook Circuito Municipal de Cultura:

https://www.facebook.com/circuitomunicipaldeculturabh