Pular para o conteúdo principal

Circuito Municipal de Cultura apresenta mostra de cinema no Cine Santa Tereza
Foto: Divulgação/PBH

Circuito Municipal de Cultura apresenta mostra de cinema no Cine Santa Tereza

criado em - atualizado em

Uma das principais atrações do Circuito Municipal de Cultura de Belo Horizonte no mês de dezembro é a “III Mostra Periferia Cinema do Mundo”, que acontece entre 3 e 11 de dezembro, no Cine Santa Tereza. A mostra traz filmes que apresentam um panorama da recente produção cinematográfica nascida fora do eixo comercial e dos centros urbanos. A programação inclui filmes mineiros premiados, como “Marte Um”, dirigido por Gabriel Martins, da produtora Filmes de Plástico, que este ano foi indicado para representar o Brasil no Oscar; “Serrão”, de Marcelo Linn, que levou o prêmio especial do júri no  50º  Festival de Gramado; e “Rachocracia”, de Artur Rane, eleito melhor curta-metragem da Mostra Competitiva Minas, no 24º Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte. Todas as exibições são gratuitas, mediante retirada prévia de ingressos pelo Disk Ingressos. Mais informações podem ser encontradas nas redes e no site do Circuito

No conjunto dos 25 filmes que integram a Mostra - entre curtas, médias e longa-metragens -, destacam-se, ainda, o cinema-performance de artistas como Desali (BH), Eberson Martins (BH) e o indígena amazonense Adanilo (AM); as produções recentes de diretoras como Karen Suzane (BH), Polly Honorato (BH) e Dea Vieira (BH); os videoclipes produzidos pelo artista P.drão (BH); e o média-metragem “Diário de um Cantor”, filmado no extremo sul da Bahia. A "III Mostra Periferia Cinema do Mundo" celebra a sua terceira edição reafirmando o vigor e a força da produção cinematográfica realizada nas periferias, favelas e subúrbios. Além de filmes produzidos na região metropolitana de Belo Horizonte, a programação traz também obras da Bahia e do Amazonas. 

Para a coordenadora do Cine Santa Tereza, Vanessa Santos, a “III Mostra Periferia Cinema do Mundo” evidencia a potência e a diversidade dessa produção. “São muitos talentos revelados nestes últimos anos que vieram das periferias das grandes cidades; artistas que moram, ou mesmo que atuam nesse contexto social e cultural. A periferia sempre foi um lugar artisticamente pulsante e a mostra nos brinda com uma grande energia criativa desses realizadores. Há uma diversidade de olhares e abordagens, muita inventividade e originalidade narrativa e estética. Não à toa, muitas dessas obras têm ganhado reconhecimento nacional e internacional, arejando o cinema de maneira admirável”, afirma, ressaltando que a Mostra tem curadoria da equipe de programação do Cine Santa Tereza.

Serviço
“Mostra Periferia Cinema do Mundo” - Circuito Municipal de Cultura
Quando. De 3 a 11 de dezembro, às 16h30 e às 19h
Onde. Cine Santa Tereza (R. Estrela do Sul, 89 - Santa Tereza)
Quanto. Gratuito, mediante retirada de ingressos pelo Disk Ingressos 
Mais. Programação completa on-line.