Pular para o conteúdo principal

Cine Santa Tereza traz de volta às telonas filmes da “Era de Ouro” de Hollywood
Foto: Reprodução

Cine Santa Tereza traz de volta às telonas filmes da “Era de Ouro” de Hollywood

criado em - atualizado em

O Cine Santa Tereza realiza durante o mês de agosto a mostra “Cinema e Indústria - a Era de Ouro em Hollywood”, com um conjunto de 16 filmes produzidos entre as décadas de 1920 até meados da década de 1950, época em que a atuação dos grandes estúdios na cadeia de produção e exibição foi consolidada. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados no site www.sympla.com.br. Uma quota de 50% dos bilhetes é reservada para distribuição no próprio cinema, 30 minutos antes das sessões. A programação completa da mostra pode ser consultada no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte.

 

Com o apogeu nas décadas de 1930 e 1940, o cinema se firmou como o principal entretenimento cultural, o que contribuiu para importantes avanços técnicos e deixou marcas na história de uma arte que se formou intrinsecamente ligada à indústria. Neste contexto, havia uma relação ambígua na qual sucessos e fracassos se misturaram aos dilemas artísticos e estéticos, com uma combinação que, ora favorecia os grandes conglomerados, ora fazia surgir obras marcadas pela inventividade e ousadia. O sistema envolveu a especialização em gêneros - como os musicais da Metro (MGM) e as comédias da Paramount - e o culto à celebridade, que implicou no controle rígido sobre as carreiras dos artistas.

 

A Mostra “Cinema e Indústria - a Era de Ouro em Hollywood” apresenta clássicos, como os musicais “Cantando na Chuva” (1952) e “O Mágico de Oz” (1939), além de obras seminais para história do cinema mundial, como “Disque M para Matar” (1954), de  Alfred Hitchcock, “Casablanca” (1942) de Michael Curtiz,  e “Cidadão Kane” (1941) de Orson Welles. Integram também a programação, diretores como John Ford, Billy Wilder, Frank Capra, Howard Hawks, John Huston, e um elenco de atores e atrizes que foram figuras marcantes do período, a exemplo de Katherine Hepburn, Marilyn Monroe, Vivien Leigh, Bette Davis, Judy Garland, Grace Kelly, Ingrid Bergman, Humphrey Bogart, Marlon Brando, Spencer Tracy, John Wayne, Gene Kelly, James Stewart, entre tantos outros que deixaram a marca de seu talento em uma das épocas mais glamourosas do cinema.

 

Serviço

Mostra “Cinema & Indústria - A Era de Ouro em Hollywood”

Data: de 2 a 23 de agosto de 2023

Ingressos gratuitos: www.sympla.com.br ou na bilheteria do cinema, 30 minutos antes da sessão

Local: Cine Santa Tereza - Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza - Praça Duque de Caxias

Programação completa: Portal PBH - pbh.gov.br/cinesantatereza