Pular para o conteúdo principal

Cine Santa Tereza recebe sessão especial da 9ª Festa da Francofonia
Foto: Suzanne Lipinska

Cine Santa Tereza recebe sessão especial da 9ª Festa da Francofonia

criado em - atualizado em

O Cine Santa Tereza recebe nesta quarta-feira (8), às 19h, a “Sessão Francofonia - Dia Internacional das Mulheres”, com a exibição do filme Sambizanga (1972, classificação 16 anos), da cineasta Sarah Maldoror (1929-2020), considerada a primeira mulher negra a fazer cinema na África, nos anos 1960. A exibição integra a 9ª Festa da Francofonia, realizada pelo Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França para o Estado de Minas Gerais, a Aliança Francesa Belo Horizonte, o Wallonie Bruxelles International e o Campus France Brasil.

 

Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados de forma antecipada no site www.sympla.com.br. Uma quota de 50% dos bilhetes é reservada para distribuição no próprio cinema, 30 minutos antes das sessões. A programação completa do Cine Santa Tereza pode ser consultada no Portal Belo Horizonte

 

A sessão do filme Sambizanga será comentada por Layla Braz e Elaine do Carmo. Layla Braz é produtora executiva e curadora de mostras e festivais de cinema; diretora artística e coordenadora geral da Semana de Cinema Negro e produtora da retrospectiva "Sem Fronteiras: o cinema de Med Hondo". Elaine do Carmo é produtora cultural e pesquisadora, mestranda em Cinemas Negros e Cinemas Negros no Feminino, pela Fafich-UFMG.

 

Sambizanga foi o primeiro longa-metragem de Sarah Maldoror. O filme mostra a libertação de Angola pelos olhos de uma mulher, com um roteiro inspirado no romance “A Vida Verdadeira de Domingos Xavier”, do escritor luso-angolano José Luandino Vieira. Domingos Xavier é um revolucionário, organizador do movimento de libertação da Angola - MPLA, preso por militares portugueses e levado para uma prisão em Sambizanga. A esposa, Maria, procura-o, temendo que possa estar sendo torturado ou que tenha sido morto.

 

O filme foi restaurado pela Cineteca di Bologna e The Film Foundation’s World Cinema Project em L´Image Retrouvée (Paris) a partir dos negativos originais de 35mm, em associação com as Éditions René Chateau e a família da cineasta Sarah Maldoror. Esta versão restaurada em 4K de Sambizanga, que será exibida pela primeira vez em Belo Horizonte, faz parte do African Film Heritage Project, uma iniciativa criada pelo World Cinema Project da Film Foundation, pela FEPACI e pela UNESCO – em colaboração com a Cineteca di Bologna – com o objetivo de mapear, restaurar e divulgar o cinema africano.

 

Sarah Maldoror foi uma poeta e cineasta francesa do movimento da negritude, pioneira no cinema de mulheres e em prol das independências africanas e da luta contra a colonização. Após os estudos teatrais e a criação da primeira trupe negra de Paris, "les Griots", a artista foi estudar cinema em Moscou.  Autora de um cinema engajado politicamente, realizou documentários, ficções e reportagens, tendo filmado na França, na África e na América Latina. Sua luminosa obra cinematográfica de mais de 40 filmes é o reflexo de uma valente lutadora, curiosa, generosa, irreverente, preocupada com o outro, que gloriosamente carregava a poética para além de todas as fronteiras. Rebelde, franca, humanista e resoluta, Sarah Maldoror celebrou o compromisso da artista e da arte como ato de liberdade.

 

9ª Festa da Francofonia

 

No mês de março, cidades do mundo inteiro se juntam à Organização Internacional de Francofonia para realizar a Festa da Francofonia. Em Belo Horizonte, em uma iniciativa da Aliança Francesa, a 9ª edição conta com uma rica programação gratuita que inclui mostras de cinema, concursos, palestras, exposições e muito mais. A programação completa está disponível no site francofoniabrasil.org